segunda-feira, 30 de abril de 2012

De piada a modelo - [Marcos Cerqueira] #1


O que o mercado nos ensina que não adianta ter um produto bom se você não for reconhecido por isso. Meu projeto visa analisar as propagandas e ações que a montadora Hyundai produz para vender seus produtos e sua imagem que, na década de 1990, era associada a carros de baixa qualidade.

Nesta primeira quinzena, pesquisei mais sobre a história da marca e seus gastos/ações com publicidade.

A Hyundai deu uma virada junto com o milênio. Foi no final da década de 1990 investimentos pesados tanto no desenvolvimento como no marketing de seus produtos fizeram com que o consumidor associasse à mesma a premissas como tecnologia, design e robustez, diferenciais no mercado automotivo.

A partir de 1999 ações, como oferecer 10 anos de garantia em seus carros, buscaram ressaltar a confiabilidade de seus produtos. No Brasil, a marca passou a oferecer 5 anos de garantia, algo até hoje pouco usual no mercado. Investimentos visando garantir a visibilidade da marca também começaram a ser realizados, como patrocinar a Copa do Mundo.

No Brasil, representada pelo grupo CAOA, a montadora é uma das que mais investe em publicidade. Segundo o Ibope, em 2009 foram R$744,5 milhões investidos em anúncios, em 2010 R$1.324.500 e em 2011 R$1.098.751 milhões, quantias suficientes para situar a marca entre os 5 maiores anunciantes do país.

Os resultados desses investimentos são observados ao serem consultados seus índices de venda e os vários prêmios ganhados listados pela montadora aqui.

2 comentários:

  1. Olá, Marcos! Bacana o seu post, está bastante adequado ao plano de trabalho proposto. Achei só que ficou muito enxuto... Não sei, que tal se das próximas vezes você incrementasse sua postagem com alguma imagem ou vídeo? Não é obrigatório, claro, fica a seu critério. Agora, me diz, você acha que a Hyundai já foi motivo de piada? Achei o título do post bem forte, hein?! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris. Obrigado pelo elogio. Os outros posts contaram como imagens e vídeos sim, é que esse por ser o primeiro foi mais introdutório.
    E sim, pelas pesquisas que eu fiz, Hyundai já foi motivo de piada pela má qualidade dos produtos rs.

    ResponderExcluir