domingo, 29 de abril de 2012

A relação entre Jornalismo Participativo e Moda, em especial nos sites de street style [Bruna Martins] #1

É de consentimento geral que o webjornalismo participativo é uma das áreas que mais crescem, atualmente, em Comunicação. Com esta visão, pretendo explorar a moda nesse sentido, focando nos sites de street style, como o título diz. Para isso, analisarei dois sites especializados que têm tido destaque tanto no mercado da moda quanto na internet em geral.

Stockholm Street Style: Criado por Caroline Blomst e Daniel Troyse, nasceu em 2005 com o objetivo de mostrar para o mundo o estilo de Estocolmo, capital da Suécia, e acabou levando o país ao mapa de termos da moda. Caroline, que é ex-modelo, e Daniel, seu namorado e fotógrafo, são agora convidados especiais em fashion weeks de todo o mundo. Curiosamente, eles dizem que tentam não visitarem outros sites, pois sabem que serão inspirados e tentam manter a maior originalidade possível.

Street Style POA: A descrição do site diz: “Nascido sem a pretensão de inovar, mas sim dar conta de uma demanda latente na cidade”. Cumprindo seu objetivo, o site é o maior dos poucos que são atualizados frequentemente no Brasil. Foi criado em 2011 por um time plural (que contém comunicadores, fotógrafos, estilistas e profissionais de outras áreas), o que garante, segundo elas, a imparcialidade das fotos. 

Em paralelo, gostaria de apresentar uma extensão mais descontraída do Projeto: Criei um tumblr interativo de street style. A participação é fácil e todos os detalhes estão disponíveis na página. Pode ser acessado clicando aqui.

2 comentários:

  1. Interessante o seu post. Eu só não acreditei nesse papo dos suecos. Duvido que eles não acessam outros sites. O que você acha?

    Agora que você vai acompanhar esse tipo de produção, pode ser que um dia encontre alguns rastros das pesquisas que eles devem fazer com certeza.

    Só mais uma coisa: não se esqueça de colocar nos seus textos as fontes que você consultou.

    ResponderExcluir
  2. Achei curioso não só o papo dos suecos de não buscarem inspiração para manterem-se originais, como também o dos brasileiros, de manter a imparcialidade das fotos. O pessoal da moda anda meio recalcado, não acha?

    Vou adorar acompanhar seus posts e também seu tumblr. Torço para que seja um sucesso!

    ResponderExcluir