No dia 8 de setembro de 1986 se iniciava o famoso "The Oprah Winfrey Show", que se estenderia por 25 anos, com o impressionante número de 4651 episódios. Oprah havia assumido o AM Chicago, um talk show da emissora local de chicago WLS-TV, dois anos antes, em 1984. Oprah rapidamente levou o talk-show do últmo lugar para o primeiro lugar em audiência. Dois anos depois, o programa seria reformulado para o título atual e passaria a ser transmitido nacionalmente.
Oprah, no primeiro episódio de seu programa, em 1986
Oprah dedicou-se a abordar inúmeros temas da cultura popular americana, tornando-se conhecida pela coragem de tratar de temas polêmicos que afetavam a sociedade no momento. O programa abordava uma extensa gama de assuntos, que ia desde racismo até perda de peso. O programa se torna o talk-show de maior audiência da história da televisão americana, onde Oprah adota uma abordagem simples e franca dos tópicos da época, sempre de um ponto de vista que se relacionaria com o espectador. Pessoas "normais" ganham um espaço novo na televisão, com a presença de uma audiência que frequentemente era entrevistada e opinava sobre o tema tratado no episódio.
Oprah no último episódio de seu programa, em 2011
Escolhi pesquisar sobre a presença do indivíduo comum americano no programa. Acredito que o programa de Oprah demonstra de forma muito interessante a até então inovadora presença da temática do ponto de vista do cidadão comum. Claro, assuntos polêmicos e únicos eram tratados, mas sempre a partir do olhar de alguém similar ao expectador. Oprah sempre se coloca no mesmo patamar de seu público, posição essa que em parte foi responsável pela sua grande audiência. Mais do que espectadores, a apresentadora reunia fãs fiéis que, de alguma forma, se viam no programa. Pretendo focar nesse assunto minha pesquisa e as próximas postagens.
Legal Pedro! Não conheço muito sobre a história do Oprah e de seu programa e estou curiosa para ler e saber mais a respeito.
ResponderExcluirLegal, Bruno! Só uma sugestão: nos próximos post, utilize a fonte tamanho normal. Daqui as letras estão bem miudinhas...! Abraço!
ResponderExcluir