segunda-feira, 30 de abril de 2012

@Twitter [Larissa Campos] # 1


“What you doing?”,era com esta pergunta inicial que o Twitter procurava estimular o conteúdo das postagens de seus usuários. Este questionamento também refletia o modo de troca e interação que o sistema propunha e oferecia, até então.

Criado em 2006 pela Startup Obvious Group, e em grande ascensão desde 2008, o Twitter caracteriza-se como uma plataforma de postagem de mensagens curtas, unindo características de rede social e blog.
Seu funcionamento consiste basicamente na criação de um perfil na rede, no qual o usuário escolherá sua identificação, que será seguida de um @, e seu avatar, uma imagem que o identificará. A partir de então, o usuário formulará mensagens (tweets) de até 140 caracteres para postar em seu perfil. Para ler tweets de outras pessoas é necessário segui-las (following). Deste modo as mensagens publicadas pelos outros perfis aparecerão na timeline do usuário, que organiza de maneira cronológica os tweets. E, para descobrir quem são seus seguidores, o usuário deverá ir até o indicador followers em sua página inicial.

Com o passar do tempo, o Twitter foi adquirindo um caráter informacional, uma vez que, os tweets não, necessariamente, respondiam a pergunta inicial, mas, diziam a respeito dos acontecimentos, banais ou não, do cotidiano. Desta forma a pergunta inicial mudou para: “What’s happening?”. Atualmente, com suas características já consolidadas entre seus membros, o Twitter abriu mão da pergunta inicial para apenas:“Compose new tweet.”

O Twitter possui diversas funções e ferramentas que ainda serão exploradas nos próximos posts. O vídeo abaixo apresenta algumas delas e explica de maneira irreverente o funcionamento do microblog.


2 comentários:

  1. Bem legal, Larissa! E esse vídeo do Marcelo Adnet é impagável!! Senti falta de você mencionar o texto 'O que você está fazendo agora? Três contribuições para o debate sobre microblogs', publicado na Alceu. Você conseguiu acessá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane,obrigada pelo comentário! Então, em relação ao texto publicado na Alceu, eu consegui acessá-lo sim, porem meu texto inicial havia ultrapassado os 1500 caracteres e eu acabei optando por excluir justamente a parte tirada do texto, que falava sobre os tipo de usuários e os tipos de uso do twitter.Optei pela exclusão desta parte porque preferi seguir o que havia estipulado no plano, que seria uma apresentação geral do twitter e do seu funcionamento.Além disso, eu achei que as informações contidas no texto possuíam um caráter mais conclusivo e de análise do que de apresentação . Mas eu o mencionarei no meu relatório final. Aproveito para falar que nesta primeira quinzena também li um outro artigo chamado “ What you doing? – Uma reflexão sobre o twitter" de Aglair Bernardo e Felipe Speck. Obrigada e aguardo seus comentários nos próximos posts!

    ResponderExcluir