Redes sociais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas de diferentes faixas etárias, fato que levou as empresas a buscarem espaço nesse meio. Nesta primeira postagem analisarei o perfil de duas marcas no facebook: Guaraná Antártica e Banco Bradesco.
Fan page - Guaraná Antártica |
Fan page - Banco Bradesco |
Regularidade e conteúdo das postagens
O Guaraná Antártica atualiza sua página de duas a cinco vezes ao dia, e se concentra em divulgar sua marca. Posta imagens, faz promoções e diversas enquetes a fim de fazer com que a marca não desapareça da visão dos usuários, principalmente daqueles que “curtem” a página. Ao passo que o Bradesco com uma ou duas postagens ao dia, usa uma estratégia diferente para alcançar o público. Faz propagandas de seus aplicativos no facebook, posta links de seus sites e oferece dicas sobre diferentes assuntos.
Interatividade com o público
Na maioria das publicações de Guaraná Antártica há milhares de “curtidas” e dezenas de comentários. Além das menções feitas sobre sua página nos perfis dos outros usuários, em que mostram que estão bebendo o refrigerante e mostram a satisfação com o produto. A empresa não costuma responder às postagens. Nas publicações do Bradesco o número de “curtidas” e comentários é menor, mas ainda assim é significativo. Com relação às postagens de outros usuários citando a marca, estas mostram a satisfação ou a insatisfação com o serviço prestado pelo banco. Os usuários fazem reclamações e elogios que, geralmente, são respondidos pela empresa no próprio campo de comentário.
O esquema que você desenvolveu para acompanhar as marcas está bem interessante. Ao longo do semestre a gente vai descobrindo o que garante mais "curtidas" e comentários.
ResponderExcluirLegal! Mas fiquei curiosa em saber os critérios que você utilizou para selecionar estas duas empresas...
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