Quando assistimos a algum filme há inúmeros índices do que pode acontecer nas cenas que estão por vir. As trilhas sonoras, por exemplo, podem ser precursoras de cenas de riso, de susto, de tristeza, entre outras. Tudo pode ir mal, a música está desanimadora, porém quando o herói aparece a música muda e a sensação é que pode-se ter esperança outra vez: é só o início de uma nova aventura!
Normalmente nem percebemos a influência da trilha sonora, mas se fizermos o teste de assistir a um filme sem som, mesmo em uma cena sem diálogo, e depois inseri-lo é incrivelmente notável a diferença e Hans Zimmer, um compositor de trilhas sonoras que atua desde a década de 80 e já trabalhou em inúmeros filmes renomados e líderes de bilheteria, consegue mostrar isso com louvor em seus filmes. Como exemplo temos o filme Piratas do Caribe: O baú da Morte, um filme composto por ação, comédia, drama e suspense. Além disso, é possível perceber as mudanças de trilha de acordo com o tema, a presença de uma trilha principal, uma trilha para o herói e outra para o vilão, enfim o filme é bom demais! Assistam!
Oi, Júlia. Legal o seu tema - tem a ver com meu projeto de pesquisa. Se um dia tiver tempo, pesquise na internet o livro do Michel Chion, chamado Audiovisão. Tem tradução para o espanhol disponível na rede e tem também em português de postugal. É uma leitura interessante pra pensar o som no cinema. Aliás, ele tem também um livro chamado La musique au cinéma - recomendo! Abraço!
ResponderExcluirPra melhorar seus próximos posts, sugiro fazer uma breve apresentação do filme (diretor, ano de lançamento, talvez uma breve sinopse.
ResponderExcluirCris, obrigada pelas dicas, eu vou dar uma olhada sim nos livros, mais para frente.
ResponderExcluirO post é interessante mesmo. Vale a pena colocar alguns trechos que chamaram sua atenção. Assim podemos ter acesso a alguns exemplos.
ResponderExcluirEu fiquei receosa de já colocar no primeiro post trechos e observações mais aprofundadas e perder o caráter de introdução ao assunto, mas nos próximos posts eu vou citar alguns trechos do filme.
Excluir*português de Portugal, eu quis dizer! :)
ResponderExcluir