segunda-feira, 30 de abril de 2012

Martin Scorsese e a violência [Nina Rocha] #01

Violência, máfia, drogas e traição. Estas são temáticas frequentemente abordadas em inúmeros filmes, mas destacadas como marcantes nas tramas cinematográficas do diretor norte-americano Martin Scorsese. Nascido na cidade de Nova York em 1942, Scorsese é dos diretores com maior destaque no cinema mundial desde os anos 70 e o seu legado de longas-metragens e documentários raramente fica de fora de listas de melhores filmes.

 Scorsese frequentou a escola de cinema de Nova York, e ao lado de diretores como Francis Ford Coppola e Brian de Palma, participou do movimento da “Nova Hollywood”. Seus filmes refletem suas origens nova-iorquinas – várias de suas tramas se passam em Nova York, destacando-se Os Bons Companheiros e Taxi Driver -, sua devoção católica, como no polemico A Ultima tentação de Cristo – Scorsese quando jovem quis seguir a carreira religiosa -, e sua descendência italiana, presente em filmes como Gangues de Nova York e Caminhos Perigosos.

 Seu primeiro filme notório entre a critica especializada e publico foi Taxi Driver, lançado em 1976. O filme estrelado por Robert De Niro – ator que participa de boa parte dos filmes do diretor – retrata a saga de um jovem motorista de taxi pelas madrugadas nas ruas sujas de Nova York. Scorsese foi indicado ao Oscar por Taxi Driver e cinco outros longas ao longo de sua carreira, mas o seu único premio da Academia de melhor diretor foi por Os Infiltrados, em 2006. Em 2010, Scorsese foi homenageado no Globo de Ouro pelo seu conjunto de obras. Abaixo, confira o vídeo exibido na premiação, que compila os principais momentos de seus filmes.


2 comentários:

  1. Gosto muito do Scorsese, Nina. Vou aproveitar as indicações e assistir alguns que ainda não vi!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post, Nina! Mas atenção à revisão ortográfica, alguns errinhos de digitação escaparam! Fique atenta! Abraço!

    ResponderExcluir