O crowdsourcing é um fenômeno recente, e claramente se enquadra entre os tipos de relação proporcionados pelas mídias digitais. Diz-se por aí que a internet é um ponto de convergência de outras mídias e é por isso considerado um meio híbrido. Pelo que já pude observar nesse início de pesquisa posso dizer que o crowdsourcing possui características bem semelhantes, não só por pertencer justamente a esse meio – a internet. As relações econômicas de mercado são um exemplo. Dos cases de crowdsourcing que recolhi até agora, os sites de crowdfunding –arrecadação de fundos de forma coletiva – são os que existem em maior número. Há aqui uma convergência em outro âmbito; mercado e comunicação se encontram para proporcionar que tal ferramenta exista. Os projetos que utilizam a ferramenta são essencialmente para arrecadar fundos ou para propor uma nova forma de freelance, mas não obteriam sucesso sem a nova dinamicidade da comunicação e formas de propagação da informação características das novas mídias. Esse é um dos pontos mais interessantes que pude observar. Há vários outros casos de crowdsourcing, ainda que em menor número. Mas assim como o crowdfunding serão melhor pesquisados nas próximas quinzenas.
Notei nessa primeira etapa a amplitude do que há para ser pesquisado apenas na relação comunicação – crowdsourcing e, por isso, percebo que terei de abandonar a cibercultura no meu trajeto. Por isso fiz alguns cortes na bibliografia pré-estipulada, seguidos de um ou outro acréscimo.
Jeff Howe: jornalista que "criou" o termo crowdsourcing em um artigo da revista Wired.
<http://www.wired.com/wired/archive/14.06/crowds.html>
Jeff Howe: jornalista que "criou" o termo crowdsourcing em um artigo da revista Wired.
<http://www.wired.com/wired/archive/14.06/crowds.html>
Quero aprender mais com você sobre o crowdsourcing! Que venham os próximos posts!
ResponderExcluirO semestre parece que vai ser bem produtivo. Continue sempre informando sobre os seus novos recortes feitos e os caminhos tomados, assim vou continuar acompanhando bem o seu trabalho. Também continue "linkando" e referenciando suas fontes.
ResponderExcluir