Foi no início do século XVI que o tabaco, antes encontrado
apenas na América, chegou a Europa e ali se popularizou. Já a Publicidade, existe
desde a antiguidade, mas ganhou força e importância após a Revolução Francesa. A
“história de amor” entre cigarro e propaganda (nos Estados Unidos) começa em
1789, com o primeiro anúncio da Lorillard Tobacco Company em um jornal local de
Nova York¹. A partir daí, as propagandas de cigarro tornaram-se cada vez mais
presentes na mídia e usaram todas as estratégias de sedução e persuasão
possíveis para agregar cada vez mais consumidores. Recorria-se frequentemente à
imagem de esportistas, médicos, estrelas de holywood e até bebês para afirmar
os benefícios trazidos pelo fumo. Conquistando multidões, o cigarro tornou-se
símbolo de rebeldia, sucesso e independência, mas sua época de ouro não durou
muito.
As primeiras restrições à propaganda de cigarros surgiram em
1969 nos Estados Unidos, quando foram vetados os anúncios na mídia eletrônica
em uma tentativa de reduzir o consumo do produto que, como mostravam as
pesquisas, provocava inúmeros tipos de doenças graves e levava à morte. Foi
comprovado também que o uso de filtros ou de determinadas marcas que alegavam
não causar tosse e irritar menos de nada adiantava. Não sendo mais possível
associar o tabagismo a hábitos saudáveis nem valer-se de testemunhos médicos,
os publicitários viram-se obrigados a pensar em novas soluções para manter os
consumidores das grandes marcas de cigarro.
A série Mad Men, que se passa nos EUA dos anos 60, apresenta
muito bem essas dificuldades enfrentadas pelos publicitários para encontrar
alternativas viáveis para suas propagandas. O culto ao “American Way of Life”
foi um importante aliado nesse período por afirmar a idéia de que os americanos
eram livres e não deveriam abrir mão de seu estilo de vida. Como todas as
companhias de cigarro passavam pelo mesmo problema com relação à propaganda, a
solução foi encontrar diferenciais não mais ligados à saúde, mas que conquistassem
a preferência dos fumantes por uma ou outra marca. No caso apresentado pela série,
a marca Lucky Strike investe no slogan “It’s toasted” (é torrado) para enfatizar
o sabor único desse cigarro, um motivo a mais para consumi-lo.
Bacana seu post, Thaiz!
ResponderExcluirMuito interessante!
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