A propaganda analisada nesta postagem foi produzida pela Lynxfilm e exibida em comerciais animados de 60 segundos, entre 1971 e 1972, para a Campanha de Limpeza promovida pelo governo federal intitulada “Povo desenvolvido é povo limpo”. Na época de sua veiculação, o Brasil presenciava a Ditadura Militar, sob o comando do general Emílio Garrastazu Médici. O governo, embora empolgado com o milagre econômico, cometia excessos na repressão aos oposicionistas e abusava de campanhas ufanistas. Procurava passar a ideia de que o Brasil possuía uma população unida e um país desenvolvido, com o intuito de disfarçar a realidade de um governo desgastado e de uma população com alto índice de analfabetismo e subdesenvolvimento.
A peça publicitária, uma animação, girava em torno de um personagem chamado Sujismundo, que idealizado pelo publicitário Ruy Perotti, tornou-se um dos mais populares da história da propaganda brasileira, a ponto de seu nome virar alcunha para indivíduos sem higiene. A campanha mostrava Sujismundo como um exemplo de sujeito sem responsabilidade social, possuidor de características extremas de falta de higiene, sujeira e bagunça. Como pode ser visto no vídeo, o personagem não tomava banho, vivia rodeado de moscas atraídas por sua sujeira e não se importava com a limpeza das ruas, jogava objetos no chão ao invés de no lixo, sem se preocupar com o espaço urbano, nem com o trabalho daqueles que tornam este mais limpo.
Bacana seu post, Pedro! Mas devo confessar que não consigo ver as moscas rodeando o personagem (vejo uns pontinhos pretos, mas não percebi que eram moscas!).
ResponderExcluirHehe Gostei do post também, Pedro! Legal contextualizar a propaganda! Além de descrevê-la, seria interessante saber o que você pensa a respeito desse "povo desenvolvido e limpo"!
ResponderExcluirBárbara, não há problema em colocar minhas opiniões a respeito do assunto que abordo nessas postagens?
ExcluirNão, Pedro!
ExcluirÉ interessante que coloque!