segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sugestões de Turismo oferecidos pelo cinema [Milton Guimarães]#1


Durante minhas pesquisas sobre as formas de sugestão de turismo exibidos pela mídia, desenvolvi um percurso para o entendimento da força midiática e como ela influencia na escolha do individuo sobre o local para onde ele pretende viajar. A princípio meu trabalho estava voltado a entender e analisar as maneiras como diferentes locais e culturas são abordados em filmes e dessa maneira conseguem captar a atenção do espectador que possivelmente buscará visitar a localidade que esteve em questão na produção cinematográfica. Porém durante minhas pesquisas encontrei textos que explorando estas mesmas idéias, buscam inicialmente transcorrer a maneira como os indivíduos são influenciados pelo discurso cinematográfico e se identificam com os filmes e com seus personagens. Em um dos trabalhos lançados pelo Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, sobre Turismo, Pós-modernidade e Mídia, o autor descreve que “As relações entre o indivíduo e a sociedade foram alvo de uma mediatização generalizada no decurso da qual a construção de imaginários, a formulação de normas e a consolidação de visões de mundo dependem cada vez mais da presença de órgãos de comunicação social”, demonstrando que os indivíduos não possuem apenas a características de buscarem a experiência do filmes com o turismo, mas que a mediatização foi capaz de trabalhar a o imaginário das pessoas e principalmente em sua relação com o cinema.


 Com isso comecei a observar as formas na qual os discursos são desenvolvidos no cinema e pude analisar as maneiras como as relações pessoais são construídas pela mídia e que afetam profundamente outros fenômenos como o turismo que se desenvolve a passos largos graças às inovações cinematográficas concebidas em favor da generalização mediática descrita pelo autor supracitado.


 Além disso o autor mostra que um dos indícios que fazem com que mídia e turismo possuam uma relação de complemento, é na maneira como a sociedade globalizada construiu um fascínio pela vida do “outro”, ou seja, aquele indivíduo participante de outra cultura e que não possui os mesmos costumes do turista que ,desta maneira, busca conhecer e entender a vida e os costumes do “outro” além das telas do cinema, para que desta forma, possa saciar a curiosidade em obter um conhecimento sobre a maneira de viver dos indivíduos de outras culturas.

 Com isso tenho buscado desenvolver mais estudos sobre mídia e turismo entendendo as relações entre o cinema e as pessoas e como através desta relação o fenômeno turístico tem sido desenvolvido.

Um comentário:

  1. Atenção, Milton. Reiteramos que o objetivo não é fazer análise de nada e sim fazer o acompanhamento de um determinado objeto. É pra ver filmes, ler livros, visitar lugares! Opte pelo movimento contrário: comece com um filme e depois teça seus comentários. Privilegie a fruição em vez da interpretação, pelo menos, no projetos A1!

    ResponderExcluir