domingo, 29 de abril de 2012

O pioneirismo e a poética de Humberto Mauro: análise do curta "Brasilianas Canções Populares - Chuá-chuá e Casinha pequenina" [Laís Ferreira Oliveira]#1



“Deixe a saudade formosa, morena. Linda pequena e volta ao sertão”. Expressa  no  curta “ Brasiliana- Canções Populares”- de 1945- , o trecho da canção “Chuá, Chuá” relaciona-se, até hoje, com o conteúdo de músicas  brasileiras. Essa realidade ilustra como a obra de Humberto Mauro correspondeu à proposta do Instituto Nacional de Cinema Educativo – INCE: registrar aspectos da cultura e identidade do país.
Criado em 1936 por Roquette Pinto,  o Ince subsidiou a produção de filmes dirigidos por Humberto Mauro  . Nesse contexto, Mauro desenvolveu uma mise-en-scène condizente à proposta do Instituto; adicionou, porém, elementos poéticos únicos, responsáveis por associá-lo ao pioneirismo na produção de videoclipes e na proeza de demonstrar as delicadezas do cotidiano.
No primeiro caso, a primeira parte do curta “Brasilianas” corresponde à representação imagética da canção popular “Chuá – Chuá”. Marcado por uma sequência de planos rápidos, o trecho ilustra a letra da música por meio de rimas visuais precisas. Destaca-se, por exemplo, a combinação do verso  “beber a água da fonte” com o aparecimento de uma fonte.
Em relação à segunda habilidade de Mauro, destaca-se a representação simbólica dos relacionamentos expressos nas canções. No trecho “Casinha Pequenina”,  a câmera destaca um ramo de gravetos secos logo após o aparecimento de um casal de crianças que o carregara. Assim, revela-se, metaforicamente, o fim do caráter pueril que marcara o relacionamento do casal, o que se relaciona com o verso da canção: “Daquele beijo demorado, prolongado, que selou o nosso amor".
Segue, abaixo, o curta-metragem “Brasilianas – Canções populares”.



2 comentários:

  1. Olá, Laís! Gosto muito da obra do Humberto Mauro, acho que você fez uma escolha muito feliz ao elegê-lo para seu projeto. Como você escolheu dois curtas bem pequenos, senti um pouco de falta de escrever um pouco mais.. Outra coisa: não conheço a expressão 'rima visual'. Você a leu em algum lugar? Ela se refere a essa forma bem literal da imagem ilustrar aquilo que diz a letra? (Por exemplo, filma-se uma casa ao lado de um coqueiro, bem ao modo como diz a canção...). Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristiane!

    Nos próximos posts, ampliarei a minha análise então. E li a expressão "rima visual" em um blog sobre cinema..

    Obrigada!

    ResponderExcluir