Minha proposta é analisar como profissionais das áreas da Comunicação são retratados no cinema.
A primeira área retratada é o Jornalismo, e o filme escolhido foi “O Informante” (1999). Na trama, a emissora de tv não transmite uma entrevista, que mudaria os rumos da indústria do tabaco, por conta de implicações jurídicas.
Sobre o profissional em questão:
Quem? Lowell Bergman (Al Pacino), produtor
Onde? 60 Minutes, CBS
Quando? 1994
Como? Quando percebe que possui material para uma grande reportagem, Lowell faz de tudo para certificar-se de que sua fonte, Dr. Wigand (Russel Crowe), ex-diretor de uma empresa de tabaco, esteja ciente dos riscos que correria. Mas devido às questões legais ligadas a um acordo de confidencialidade assinado por Dr. Wigand, se a entrevista concedida fosse ao ar, a emissora poderia passar a pertencer à tal empresa de tabaco. Lowell indigna-se com a posição do canal de não exibir a entrevista.
Por quê? Segundo Lowell, o programa possuía uma reputação de integridade. Não transmitir informações vitais à saúde da população seria ir contra tudo o que ele havia ajudado a construir. Mais que isso, Lowell se preocupa com as consequências dessa omissão à sua fonte, que, a essa altura, já tinha parte de sua vida desestabilizada. No fim, após a luta de Lowell, a entrevista acaba sendo exibida, mas quando dizem que ele ganhou, Lowell replica “Ganhei o quê?”, e se demite.
“O Informante” foi indicado a 7 Orcars, incluindo Melhor Filme. Confira o trailer:
Fiquei com vontade de rever o filme e curiosa para ver os próximos posts!
ResponderExcluirOi Amanda, o sistema de perguntas e resposta parece que vai funcionar muito bem ao longo do semestre. Tente continuar colocando trailers e/ou trechos dos filmes ao longo do semestre. Isso também funciona bem. Nos próximos posts tente colocar um pouco mais de sua apreciação sobre os filmes, para a gente saber um pouco mais a respeito das reflexões que eles provocam em você.
ResponderExcluirGostei do post! Também acho que a estratégia das perguntas vai funcionar! Abraço!
ResponderExcluir