segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os primeiros longas-metragens e as personagens femininas de Almodóvar [Thaiane Bueno] #1


Na primeira quinzena destinada à realização do projeto, assisti aos filmes “Pepi, Luci e Outras Garotas de Montão”, “Labirinto de Paixões”, “Maus Hábitos” e “Que Fiz Eu Para Merecer Isto?”. Estes foram os primeiros longas-metragens dirigidos por Pedro Almodóvar, sendo que todos foram lançados na década de 1980. Nos filmes temos elementos que possibilitam uma rica observação acerca dos gêneros, uma vez que contamos com várias personagens femininas de destaque, transexuais, dentre outras que colocam em questão os limites de gênero e sexualidade.

Em “Pepi, Luci e Outras Garotas de Montão” temos três personagens femininas que são bons exemplos de como o diretor retrata a mulher em seus filmes. Pepi é uma garota criativa e moderna, Luci é uma dona de casa masoquista, e Bom que é uma cantora punk.Por trás de suas excentricidades, as três desejam a liberdade, mas são extremamente solitárias. No fim, Luci abre mão de ser livre e volta para seu marido, contrastando com as outras duas garotas que mantêm a liberdade, mas ficam sozinhas.

Bom, Pepi e Luci

No livro “Conversas com Almodóvar”, o autor disse: “Interessa-me muito esse caráter vago e deambulatório das personagens femininas. Uma pessoa solitária, que não tenha um objetivo particular e que constantemente beire o estado de crise encontra-se numa situação de grande disponibilidade, tudo pode lhe acontecer, e por isso é uma personagem ideal para contar uma história.”. Esse trecho explica claramente o gosto do cineasta por retratar mulheres conturbadas, e podemos confirmar isso assistindo aos seus primeiros longas.  


4 comentários:

  1. Olá, Thaiane! Legal o tema do seu trabalho! Senti falta de falar um pouquinho, ao menos, dos outros filmes que você assistiu!

    ResponderExcluir
  2. Thaiane, gosto dos filmes!
    Você conseguiu ter acesso ao livro do Foucault, História da Sexualidade, que havia proposto no cronograma?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tentei enviar várias vezes minha resposta aos comentários, mas em todas ocorreu algum erro.

    Cris, eu gostaria mesmo de ter falado sobre os outros filmes, mas além de o número de caracteres ser muito limitado, fui instruída, no comentário do meu plano de trabalho, a me resumir a um ou dois filmes por postagem. Apesar disso, tentei falar um pouco das quatro obras que assisti na minha segunda postagem.

    Bárbara, me equivoquei no meu plano de trabalho ao dizer que leria o livro "História da Sexualidade". Entretanto, corrigi esse erro no reenvio, mencionando que eu faria a leitura do capítulo "História da Sexualidade", contido no livro "Microfísica do Poder". Porém, o conteúdo do texto, diferente do que eu esperava, não me foi de grande utilidade, logo, preferi não mencioná-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Thaiane, sinta-se livre para utilizar as referências que julgar pertinentes, só fique atenta para mencioná-las.
      Siga postando, está interessante!

      Excluir