"Os anúncios (...)são como pílulas subliminares para o subconsciente,com o fito de exercer um feitiço hipnótico." - Marshall McLuhan
"As mensagens subliminares são técnicas comunicativas ilícitas(...)de forma a possibilitar a expansão do poder político e/ou econômico." - Guilherme F. Neto
Pensar sobre mensagens midiáticas que, sem a nossa percepção consciente, são codificadas no nosso cérebro sempre causou polêmica,espanto e até descrença, e é sobre esse assunto que foco minha análise, baseada no livro "Propaganda Subliminar Multimídia" de Flávio Calazans. Mas pesquisas recentes comprovam que as mensagens subliminares, mensagens que pouco a pouco levam a adesão inconsciente que reforçam o entendimento consciente, existem e funcionam. "Considera-se subliminar qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente, seja porque foi camuflado ou porque se produz uma saturação de informações", explica Joan Férres. Essas mensagens podem ser passadas no cinema, televisão, imagens,softwares,pichações nos muros.. A psicologia apresenta o conceito de subliminar como qualquer estímulo abaixo do limiar da consciência que, não obstante, produz efeitos na atividade psíquica.
A base científica para a subliminaridade é a equação exposta no quadro abaixo:
Tal transmissão multimídia é feita pelo taquicoscópio, um instrumento que pode ser comparado a um projetor de slides que projeta um único slide em 1/3.000 de segundo. Esse slide (imagem ou texto) projetado tão rapidamente é captado pelo subconsciente, não chegando a ativar o consciente. A mensagem então é captada mas não é percebida.
Interessante, Nathália! Estou curiosa para ler os próximos.
ResponderExcluirInteressante o tema. Quanto à imagem, acho que a qualidade não está muito boa, está com problema de legibilidade. Bom trabalho!
ResponderExcluir