domingo, 13 de maio de 2012

“Adnet ao vivo”: diversão e notícia [Joana D'Arc Alves] #2


Prosseguindo nas pesquisas sobre “infotenimento”, o programa analisado foi “Adnet ao vivo” de 17/03/11, data de sua estreia:

1) Marcelo Adnet como apresentador já sugere que a diversão estará garantida, visto que é comediante reconhecido. O ritmo frenético não permite pausa ou espaços em branco no programa, ressaltando, a todo momento, que é ao vivo: com participações dos telespectadores por telefone, fax, Twitter. O caráter descontraído, por vezes até imprevisível (tirar os sapatos e passar batom), do comportamento do apresentador e dos assuntos abordados, combinados com imitações e dublagens de famosos e personalidades também são estratégias de entretenimento. Até o espaço físico do estúdio, caracterizado por Adnet como “high tech”, contribui para dar ludicidade ao programa;

2) o viés da notícia, entretanto, não é deixado de lado. Diversos temas, na época, em voga na mídia são abordados: tsunami no Japão, visita do presidente Obama ao Brasil, é lembrado o terremoto no Haiti, entrevista com o cartunista Laerte. Também os assuntos mais falados no Twitter, os “trending topics”, são comentados, inclusive ironicamente, fazendo reflexões sobre a sociedade brasileira;

3) nota-se que há certa dificuldade em manter a credibilidade da notícia quando o entretenimento também é pretendido. É necessário que, ao usar esse recurso, tenha-se cuidado com o formato dado ao enquadramento do fato. Não é impossível, entretanto, que o casamento tenha sucesso, tal qual observado nos programas até então analisados, nos quais há levantamento jornalístico sério por trás da abordagem irreverente e lúdica dada às notícias. Sendo assim, a meu ver, os programas analisados obtiveram sucesso na proposta de “infotenimento”, sabendo lançar mão de estratégias muito variadas para fisgar o espectador.

Vale a pena conferir o programa na íntegra:





Acesse o texto de referência “Jornalismo e entretenimento: um casamento possível” de José Augusto Mendes de Lobato.  

Um comentário:

  1. Muito importante você ter tocado no tema da credibilidade. Seria interessante você ir pensando ao longo desse semestre, em quais programas você vê mais preocupação com a credibilidade.

    É legal pensar em quais deles o mais importante é a informação e em quais o entretenimento é a prioridade.

    Há muito a se pensar e a descobrir na sua pesquisa.

    ResponderExcluir