Prosseguindo nas pesquisas sobre “infotenimento”, o programa analisado foi “Adnet ao vivo” de 17/03/11, data de sua estreia:
1) Marcelo Adnet como apresentador já sugere que a diversão estará garantida, visto que é comediante reconhecido. O ritmo frenético não permite pausa ou espaços em branco no programa, ressaltando, a todo momento, que é ao vivo: com participações dos telespectadores por telefone, fax, Twitter. O caráter descontraído, por vezes até imprevisível (tirar os sapatos e passar batom), do comportamento do apresentador e dos assuntos abordados, combinados com imitações e dublagens de famosos e personalidades também são estratégias de entretenimento. Até o espaço físico do estúdio, caracterizado por Adnet como “high tech”, contribui para dar ludicidade ao programa;
2) o viés da notícia, entretanto, não é deixado de lado. Diversos temas, na época, em voga na mídia são abordados: tsunami no Japão, visita do presidente Obama ao Brasil, é lembrado o terremoto no Haiti, entrevista com o cartunista Laerte. Também os assuntos mais falados no Twitter, os “trending topics”, são comentados, inclusive ironicamente, fazendo reflexões sobre a sociedade brasileira;
3) nota-se que há certa dificuldade em manter a credibilidade da notícia quando o entretenimento também é pretendido. É necessário que, ao usar esse recurso, tenha-se cuidado com o formato dado ao enquadramento do fato. Não é impossível, entretanto, que o casamento tenha sucesso, tal qual observado nos programas até então analisados, nos quais há levantamento jornalístico sério por trás da abordagem irreverente e lúdica dada às notícias. Sendo assim, a meu ver, os programas analisados obtiveram sucesso na proposta de “infotenimento”, sabendo lançar mão de estratégias muito variadas para fisgar o espectador.
Vale a pena conferir o programa na íntegra:
Acesse o texto de referência “Jornalismo e entretenimento: um casamento possível” de José Augusto Mendes de Lobato.
Muito importante você ter tocado no tema da credibilidade. Seria interessante você ir pensando ao longo desse semestre, em quais programas você vê mais preocupação com a credibilidade.
ResponderExcluirÉ legal pensar em quais deles o mais importante é a informação e em quais o entretenimento é a prioridade.
Há muito a se pensar e a descobrir na sua pesquisa.