terça-feira, 15 de maio de 2012

Outono Inverno 2009/2010 - Vanessa Bruno [Fernanda Bontempo] #2

Esta campanha caminha mais uma vez no estilo conceitual. Segue abaixo o vídeo conceito da coleção, que ao meu ver, é a melhor peça publicitária da campanha. Um trabalho artístico de imagens produzido por Stéphanie Di Giusto e protagonizado por Lou Doillon.


Para início de análise, a escolha do rosto da campanha já é, pra mim, um acerto. A modelo e atriz Lou Doillon combina com a estranha beleza do vídeo.

A obra revela uma sensação de solidão. Talvez pelas estações, o outono e inverno carregam em si uma ideia mais melancólica do que a primavera e o verão. As imagens são ambientadas em uma atmosfera que remete ao homem em seu estágio primata. A solidão e humanidade do tempo das cavernas é explorada com a forte presença de elementos da natureza, como a terra, o fogo, a água e o ar.

As próprias cores do vídeo apontam para esse mesmo aspecto. Os tons terrosos que predominam na narrativa estão também nas peças de roupas, que quase não se destacam. Em apenas uma cena há o contraponto do brilho de uma blusa que ilumina o ambiente opaco. Um efeito interessante, e visualmente bonito.

O roteiro é inesperado, e talvez seja ele o responsável pela curiosidade que desperta nos espectadores. A trilha sonora feminina, misteriosa e delicada, parece pertencer a narrativa.

Por fim, o curta metragem tem um desfecho surpreendente. Um toque de alegria quebra a solidão inicial. A luz solar desperta uma sensação de liberdade e esperança, como se quisesse dizer: “não se preocupe, o frio vem, mas o Sol também.”

Um comentário:

  1. A análise é bastante pertinente. Continue com suas observações a respeito de tons, ambiente, sensações etc. Você está indo num bom caminho.

    Tome só um pouco de cuidado para explicar coisas que possam parecer óbvias para você. É o caso por exemplo de "roteiro inesperado".

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