domingo, 13 de maio de 2012

Análise de propagandas de cunho educativo: “Aides*: Graffiti – willies and hoohoos” [Pedro Lucchesi] #2


No Antigo Egito já havia relatos sobre o que seriam ancestrais da camisinha. Porém, foi a partir da descoberta da Aids na década de 1980 que sua venda e popularização ao redor do mundo começou a ser observada e difundida.
Infelizmente, pesquisas recentes como a da fundação britânica International Planned Parenthood Federation (IPPF) e do Ministério da Saúde constataram a queda do uso de preservativos pelos jovens. Conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) o crescimento da doença entre o público jovem é tendência mundial. Talvez esses resultados sejam reflexo da Aids não ser mais vista como uma doença fatal, embora ainda seja uma doença sem cura.
Como parte de uma campanha para reverter esses dados, o governo francês, país no qual 40% dos jovens relataram em uma pesquisa da IPPF transar desprotegidos, veiculou no ano de 2010 um vídeo realizado pela agência Creativity, “Aides: Graffiti – willies and hoohoos”.


                      


Nesse vídeo, a situação de desuso da camisinha foi tratada de maneira criativa e bem humorada. A partir de um elemento presente no cotidiano daqueles que frequentam banheiros públicos, os idealizadores da propaganda procuraram transmitir a ideia de que o uso da camisinha deve ser um fator fundamental na relação sexual. O vídeo gira em torno de um desenho de parede de um pênis, que se vê cercado de uma enorme variedade de potenciais parceiras sexuais, mas que ao vê-lo se aproximar fugiam. Após frustradas tentativas de aproximação, o personagem fica cabisbaixo e desmotivado, até que em um dado momento uma mulher, essa representada por uma pessoa, coloca-lhe um preservativo e a partir desse momento ele é cercado pelas mesmas possíveis parceiras sexuais que antes lhe rejeitavam, conseguindo por fim realizar seu desejo.
O que torna essa produção chamativa e engraçada é a relação bem feita entre os estados de espírito de um homem, que é representado pelo pênis, e as características que esse órgão sexual masculino possui, como a ereção e o relaxamento. 


*Aides em francês significa auxílio, assessoria, ajuda.

2 comentários:

  1. Ei Pedro, interessante e divertido o vídeo!
    Porém, acho que você ainda poderia falar mais das suas impressões do que descrevê-lo.

    ResponderExcluir