A campanha “O câncer de mama no
alvo da moda” foi uma iniciativa originada nos E.U.A em 1994, quando o
estilista Ralph Lauren, ao acompanhar sua amiga, a jornalista Nina Hyde,
na luta contra o câncer de mama, teve a ideia de usar a moda para falar com as
mulheres sobre este assunto. Assim nasceu o tão conhecido alvo azul.
No ano seguinte, a marca chegou
ao Brasil através de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Controle do
Câncer (IBCC) e o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA), detentores
dos direitos de uso da marca. Logo quando chegou ao Brasil essa campanha
recebeu apoio de diversos setores da sociedade, fazendo mais sucesso do que em
seu país de origem. “O câncer de mama no alvo da moda” é uma marca que tem como
objetivos arrecadar dinheiro com a venda de camisas e outros produtos, sendo
revertido na compra de equipamentos e como parte do custo em obras de ampliação
e benfeitorias do IBCC, além de lutar contra o preconceito, orientando na
prevenção do câncer de mama e recuperando a autoestima das mulheres.
A presença de celebridades nas
propagandas dessa campanha é uma de suas características marcantes, vejamos o exemplo a seguir:
Diferentemente das propagandas
que destaquei nas postagens anteriores, essa não possui elementos fantásticos,
nem utiliza metáforas ou formas não convencionais de apresentar uma ideia. Nesse
vídeo, a objetividade e a simplicidade foram as formas encontradas para se ter
eficácia na transmissão do conteúdo, percebe-se que o intuito do vídeo foi ser
bem didático, apontando o passo a passo de um autoexame de câncer de mama. Além
disso, vale destacar que a figura da Xuxa foi outro artifício empregado pelos
realizadores da peça, pois por ela ser uma pessoa conhecida por quase todos os
brasileiros, sua presença gera legitimidade para a mensagem e demonstra que o
câncer de mama é um problema com o qual todas as mulheres devem se preocupar.
Pedro, após ver e prestar atenção a estas três propagandas, podemos fazer algumas relações, como o fato de o tema do sexo ser tratado com humor e animação, diferentemente da seriedade com que é apresentado o câncer de mama. Você também pensou em outras relações?
ResponderExcluirBacana esse seu comentário Bárbara.
ResponderExcluirPensei também em algumas relações, por exemplo: tanto na propaganda do Sujismundo como na do câncer de mama há uma narração do que a imagem está nos mostrando, enquanto na da camisinha apreendemos a situação apenas através da imagem. Na primeira postagem, a situação é apresentada por uma animação, na segunda por uma mistura entre desenho e pessoa real, já na terceira, apenas pessoas reais são mostradas.
São justamente essas comparações que pretendo apresentar no relatório final, por isso que desde o início tive a intenção de ao longo das cinco postagens selecionar cinco propagandas diferentes, tendo dessa forma mais exemplos a serem relacionados.