domingo, 27 de maio de 2012

Análise de propagandas de cunho educativo: "O câncer de mama no alvo da moda" [Pedro Lucchesi] #3


A campanha “O câncer de mama no alvo da moda” foi uma iniciativa originada nos E.U.A em 1994, quando o estilista Ralph Lauren, ao acompanhar  sua amiga, a jornalista Nina Hyde, na luta contra o câncer de mama, teve a ideia de usar a moda para falar com as mulheres sobre este assunto. Assim nasceu o tão conhecido alvo azul.

No ano seguinte, a marca chegou ao Brasil através de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA), detentores dos direitos de uso da marca. Logo quando chegou ao Brasil essa campanha recebeu apoio de diversos setores da sociedade, fazendo mais sucesso do que em seu país de origem. “O câncer de mama no alvo da moda” é uma marca que tem como objetivos arrecadar dinheiro com a venda de camisas e outros produtos, sendo revertido na compra de equipamentos e como parte do custo em obras de ampliação e benfeitorias do IBCC, além de lutar contra o preconceito, orientando na prevenção do câncer de mama e recuperando a autoestima das mulheres.

A presença de celebridades nas propagandas dessa campanha é uma de suas características marcantes, vejamos o exemplo a seguir:


                              


Diferentemente das propagandas que destaquei nas postagens anteriores, essa não possui elementos fantásticos, nem utiliza metáforas ou formas não convencionais de apresentar uma ideia. Nesse vídeo, a objetividade e a simplicidade foram as formas encontradas para se ter eficácia na transmissão do conteúdo, percebe-se que o intuito do vídeo foi ser bem didático, apontando o passo a passo de um autoexame de câncer de mama. Além disso, vale destacar que a figura da Xuxa foi outro artifício empregado pelos realizadores da peça, pois por ela ser uma pessoa conhecida por quase todos os brasileiros, sua presença gera legitimidade para a mensagem e demonstra que o câncer de mama é um problema com o qual todas as mulheres devem se preocupar.

2 comentários:

  1. Pedro, após ver e prestar atenção a estas três propagandas, podemos fazer algumas relações, como o fato de o tema do sexo ser tratado com humor e animação, diferentemente da seriedade com que é apresentado o câncer de mama. Você também pensou em outras relações?

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  2. Bacana esse seu comentário Bárbara.
    Pensei também em algumas relações, por exemplo: tanto na propaganda do Sujismundo como na do câncer de mama há uma narração do que a imagem está nos mostrando, enquanto na da camisinha apreendemos a situação apenas através da imagem. Na primeira postagem, a situação é apresentada por uma animação, na segunda por uma mistura entre desenho e pessoa real, já na terceira, apenas pessoas reais são mostradas.
    São justamente essas comparações que pretendo apresentar no relatório final, por isso que desde o início tive a intenção de ao longo das cinco postagens selecionar cinco propagandas diferentes, tendo dessa forma mais exemplos a serem relacionados.

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