Touro Indomável
Touro Indomável (1980) é baseado na história real de Jake La Motta, pugilista norte-americano conhecido como “O Touro do Bronx” e sua ascensão e decadência tanto quanto individuo como lutador. O filme estrelado por Robert De Niro, 4o trabalho do ator com Martin Scorsese, opta pela fotografia em preto e branco em uma homenagem a era clássica de Hollywood, e também, de acordo com o diretor, para minimizar o impacto do vermelho no filme, devido a presença frequente de sangue nas cenas. A violência está presente no filme em todos os momentos: seja em Jake levando golpes e socos nos ringues ou em suas relações conturbadas, como a com sua esposa, com a qual vive uma relação doentia de obsessão e ciúmes, e com a o seu irmão Joey, um dos personagens mais afetados pela sua violência física e por sua ira. Como em outros filmes do diretor, o protagonista vive uma espécie de inferno mental, e apesar do filme chocar muito mais pelo seu realismo superexposto, ele se trata principalmente de uma perda de identidade, abordada mais uma vez no aspecto católico e religioso, ressaltando a figura de Jake como um pecador.
Os bons companheiros
Lançado em 1990, Os bons companheiros conta a história de uma máfia diferente da “glamourizada” por Francis Ford Coppola em Poderoso Chefão no inicio dos anos 70, uma máfia mais agressiva e pura, narrando o que acontece de errado no sonho americano de três jovens envolvidos com a máfia ao longo de trinta anos. No submundo do crime organizado em Nova York, o longa traça um retrato fiel da organização mafiosa italiana e sua presença na vida das pessoas desde sua infância: Henry Hill, papel de Ray Liotta no filme, começa a sua carreira aos 11 anos e uma de suas falas mais marcantes diz que “até onde eu posso me lembrar, sempre quis ser um gangster”. Em meio a história conturbada da relação matrimonial de Henry e seu envolvimento com uma amante – a história pessoal de Henry tem foco principal no filme -, Scorsese explora o trafico e consumo de drogas, crimes que não deram certo, prostituição e as traições entre os parceiros. O longa foi baseado no livro Wiseguy de Nicholas Pileggi e também aborda a perda de identidade de Henry, que sempre sonhou em ser um grande mafioso reconhecido pelas ruas de Nova York, mas acaba “apagado” pelo sistema de proteção a testemunhas do FBI após delatar o esquemas de crime organizado que estava envolvido e se torna um individuo qualquer e vivendo as margens da sociedade.
Nina, legal seu interesse pelo tema e o diretor, mas ainda aqui sinto falta de um posicionamento mais seu com relação as obras. Seria interessante relacioná-las entre si e com a filmografia do Scorsese. Que aspectos são recorrentes, na sua opinião, no que tange ao tema da violência, por exemplo?
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