domingo, 13 de maio de 2012

“Turistas” : atração ou repulsão? [Milton Guimarães]#2





Analisando e estudando mais sobre as maneiras como a mídia sugere lugares e proporciona uma nova abordagem para o campo do turismo, decidi buscar um diferente ângulo sobre como o cinema pode interferir na escolha do espectador (o futuro turista) no lugar em que ele deseja viajar.

Quando imaginamos ou assistimos a um filme com conteúdo turístico e que busca causar o interesse de espectadores em viajar e conhecer novos locais, imaginamos produções cinematográficas de elevado custo com uma temática romântica e que tem como fundo paisagens deslumbrantes que consiga, de alguma forma, chamar a atenção dos mais diferentes espectadores.

Porém nos esquecemos que também existem filmes que podem causar repulsa do espectador em visitar determinada localidade. Um dos filmes que assisti recentemente e que me fizeram entender um pouco mais da relação cinema e turismo foi “Turistas”. O filme de 2006 conta a história de estrangeiros que decidem vir ao Brasil em busca de diversão, porém ao chegarem aqui são seqüestrados por uma gangue especializada em extração de órgãos humanos, tornando a viagem um inferno na vida destes turistas.

Na época de seu lançamento no Brasil, o filme teve uma enorme repercussão, e causou certa indignação dos brasileiros que viram a imagem do país sendo manchada no exterior. É claro que é necessário entender que o Brasil possui problemas sociais que foram abordados no filme, entretanto, em alguns aspectos, a produção exagera ao criar um ambiente onde clichês e estereótipos sobre o país são usados de forma abusiva não correspondendo à nossa realidade.

Mesmo assim é importante ressaltar que de alguma forma, a abordagem cinematográfica é capaz de influenciar e sugerir locais aonde pretende-se ou não visitar, e nesse caso, “Turistas” consegue assustar  quem pretende conhecer o Brasil.  



2 comentários:

  1. Ei Milton!
    Seria legal se você falasse mais sobre esses aspectos que você julga serem estereótipos ou clichês do Brasil. Você chegou também a olhar, ler, algo sobre a repercussão do filme?

    ResponderExcluir
  2. Ei Bárbara,
    Cheguei a ler sim um pouco sobre a repercussão do filme, mas achei melhor não citar pois poderia ficar muito grande.....além disso,tentei discorrer um pouco mais da questão de esteriótipos do filme mas também achei q iria cobrir meu enfoque que nesse caso foi apenas mostrar como determinados filmes podem espantar os turistas de algumas localidades.

    ResponderExcluir