segunda-feira, 14 de maio de 2012

Desvendando logotipos Rio 2016 (Victor Lambertucci) #2

  *Clique na imagem para ampliar

  Depois de conhecermos o que é símbolo, logotipo e marca, conceitos essenciais para o entendimento e construção da identidade visual, chegou a hora de desvendarmos o processo criativo e o que é levado em consideração para a obtenção de um resultado fiel ao objetivo do projeto (evento, produto, empresa, etc.). Para tanto, vamos nos atentar à peça que simboliza os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Ela foi escolhida, pois exemplifica bem o desafio do processo de criação.


    Como vimos no último post, a marca não é a simples união de símbolos e tipografia (logotipo). Ela tem, em resumo, uma personalidade própria. A marca “Rio 2016”, carrega a responsabilidade de representar um país perante a um evento que reúne todo o planeta nas práticas deportivas. Vista pelo mundo, ela precisa mostrar a cara do Brasil, inspirar, transmitir a energia, a paixão e a emoção do mundial, marcar a história; quesitos suficientes para imaginarmos a responsabilidade dos designers.

“Paixão pelo esporte, refletida na garra e no desejo de
superação. Paixão de alma carioca, que acolhe com um
abraço e espalha simpatia, num movimento coletivo
que traduz nosso jeito contagiante de celebrar.”
(Trecho retirado do site oficial das olimpíadas, que fala da essência da marca)


  No vídeo sobre a criação da marca, os profissionais da Tátil Design de Ideias, reponsável pela peça oficial, contam ter decidido que acima de tudo a marca deveria ser humana e, por isso, precisaria ser a tradução do espírito e da receptividade carioca unidos ao espírito olímpico. O símbolo foi desenhado acima das formas do Morro do Pão de Açúcar, mas ele significa muito mais que o relevo, ou que o ponto turístico do Rio de Janeiro. As silhuetas interligadas criadas com os traços da topografia, humanizam o símbolo e, em uma interpretação livre, podem significar o espirito esportivo, a união e a solideriedade. O movimento aparente das curvas poderia ainda ser relacionado ao gingado dos cariocas.

Assista ao vídeo sobre o processo criativo da marca:


Sites sugeridos:
www.rio2016.org
www.abtratil.com.br
www.reinaldoferreira.com.br


No próximo post: o que representam alguns logotipos e 
símbolos conhecidos e a memorização das marcas.

2 comentários:

  1. Muito legal, Victor! E você? O que achou da marca?

    ResponderExcluir
  2. Bárbara, como comentei no encontro, achei bem bacana o resultado final da marca. Acho que eles conseguiram representar o Rio de Janeiro, com as formas da marca, baseada no relevo da cidade maravilhosa, o Brasil pelas cores e o gingado e a união do planeta nesse tradicional evento esportivo pelo entrelace entre os braços. Visualmente a marca ficou bem bonita também.

    ResponderExcluir