Mudança de cenário: impossível estar mais feliz com o
material recebido do editor da revista “abcDesign”, Ericson Straub, por mim
essa semana. Foi me enviado a história da publicação, diversos rascunhos de
capa e corpo, ilustrações e fotos da produção da “abc” – material suficiente
para mais três ou quatro postagens no blog. Para não retomar os assuntos já
publicados e manter a inserção de inéditos aspectos a cada quinzena, os
adicionarei, portanto, ao relatório final.
Nas últimas duas postagens, tenho argumentado sobre as
especificidades da revista “abcDesign” a partir de uma abordagem mais
aventureira e intuitiva, analisando o objeto de estudo sem a influência direta
dos autores da revista. Nesta publicação, será feito de forma contrária:
apresentarei o conteúdo sobre a tipografia da revista baseado nas respostas que
obtive ao entrevistar o editor por e-mail.
Entre os pontos que geram a identidade visual da “abc”,
talvez o principal seja a tipografia do logo – criada especificamente para esta
publicação, pelo editor, e usada desde a primeira edição. A Neo-bauhaus foi
desenvolvida inspirada no trabalho de Herbert Bayer e, como Straub mesmo diz, “é
uma marca da revista”.
As duas ilustrações, acima e abaixo, se referem ao tipo criado para a revista, o Neo-Bauhaus. A primeira imagem é de um estudo feito por Ericson e a segunda, o resultado final.
Partindo para o interior da revista, é notório o constante
contraste de fontes, entre finas e grossas, que, de acordo com o editor,
proporcionam dinamismo através dos seus pesos. “Quando você combina fontes
diferentes acontece isso”, escreve Ericson.
Abaixo ilustração do interior da revista, da edição de nº35.
Que material especial esse que você tem em mãos!
ResponderExcluirMuito interessante ver o processo de criação da fonte.
Porém, seja mais crítico com relação às informações passadas pelo editor.