terça-feira, 29 de maio de 2012

Neo-bauhaus: a identidade da 'abc' [Mateus Lustosa] #3


Mudança de cenário: impossível estar mais feliz com o material recebido do editor da revista “abcDesign”, Ericson Straub, por mim essa semana. Foi me enviado a história da publicação, diversos rascunhos de capa e corpo, ilustrações e fotos da produção da “abc” – material suficiente para mais três ou quatro postagens no blog. Para não retomar os assuntos já publicados e manter a inserção de inéditos aspectos a cada quinzena, os adicionarei, portanto, ao relatório final.


Nas últimas duas postagens, tenho argumentado sobre as especificidades da revista “abcDesign” a partir de uma abordagem mais aventureira e intuitiva, analisando o objeto de estudo sem a influência direta dos autores da revista. Nesta publicação, será feito de forma contrária: apresentarei o conteúdo sobre a tipografia da revista baseado nas respostas que obtive ao entrevistar o editor por e-mail.
Entre os pontos que geram a identidade visual da “abc”, talvez o principal seja a tipografia do logo – criada especificamente para esta publicação, pelo editor, e usada desde a primeira edição. A Neo-bauhaus foi desenvolvida inspirada no trabalho de Herbert Bayer e, como Straub mesmo diz, “é uma marca da revista”.

As duas ilustrações, acima e abaixo,  se referem ao tipo criado para a revista, o Neo-Bauhaus. A primeira imagem é de um estudo feito por Ericson e a segunda, o resultado final.



Partindo para o interior da revista, é notório o constante contraste de fontes, entre finas e grossas, que, de acordo com o editor, proporcionam dinamismo através dos seus pesos. “Quando você combina fontes diferentes acontece isso”, escreve Ericson.

Abaixo ilustração do interior da revista, da edição de nº35.

Um comentário:

  1. Que material especial esse que você tem em mãos!
    Muito interessante ver o processo de criação da fonte.
    Porém, seja mais crítico com relação às informações passadas pelo editor.

    ResponderExcluir