segunda-feira, 14 de maio de 2012

Turismo Midiático - A Importância Econômica de Ser Um "Lugar da Mídia" [Patrícia Campos] #2

    Construída em 1852, a Estação de King's Cross de Londres é hoje um dos maiores centros de transporte da Grã Bretanha. Em seus 160 anos de existência, King's Cross foi palco de diversas histórias, como a série britânica Doctor Who e algumas aventuras de Sherlock Holmes, mas o que levou a estação à fama mundial foi seu papel nos livros e filmes da saga Harry Potter.
     
     Na história, King's Cross é o local onde os bruxos pegam o trem para Hogwarts. Logo que o primeiro filme foi lançado, a estação, que já conta com em média 80 milhões de passageiros por ano, deixou de ser apenas uma estação e tornou-se também ponto turístico. Uma réplica da Plataforma 9 3/4 foi instalada no interior da estação, afim de satisfazer a procura dos fãs.

 À esquerda, cena do primeiro filme, gravada entre as plataformas 4 e 5;  à direita, turista tira foto na réplica da plataforma

     O sucesso da série levou à criação de diversos tours especiais e King's Cross está no roteiro de todos. Pedi a um amigo que estava em Londres, Pedro D'Angelo, para procurar saber sobre lojas temáticas na estação, mas segundo ele a única atração da série é, de fato, a réplica da plataforma. Descobri, porém, em sites  especializados, que há rumores de que a Warner Bross está programando uma loja temática de Harry Potter próxima à Plataforma.

Encontro anual de fãs, dia 1º de setembro de 2011 

    Apesar do grande sucesso e da fama conquistada pela estação devido à obra de J.K. Rowling, não consegui encontrar dados pertinentes sobre a influência econômica exercida pela visita dos fãs. É de se imaginar que os visitantes comprem nas lojas da estação e há também, no dia 1º de setembro, um encontro anual de fãs entre as plataformas 9 e 10, mas até onde consegui descobri, o único impacto causado por essas visitas é o incômodo dos passageiro que precisam transitar com pressa pela estação.

Um comentário: