segunda-feira, 28 de maio de 2012

Turismo Midiático [Patrícia Campos] #3

Construída pelos etruscos na Idade do Ferro, Volterra costumava ser visitada principalmente por apreciadores de vinho, história e arquitetura, até que Stephanie Mayer a escolheu para ser o lar do clã dos Volturi. A autora conta que  não conhecia a cidade quando escreveu o capítulo passado na Itália e acabou descobrindo Volterra por acaso na internet; o nome, semelhante ao da realeza dos vampiros, chamou-lhe a atenção e a levou a escolher a cidade como palco do clímax de Lua Nova. 

Com o iminente sucesso da série muitos dos habitantes temeram a exploração comercial excessiva, opondo-se à ampliação do número de restaurantes e hoteis. O presidente da Câmara Municipal, Marco Buselli, confessou que preferia que a cidade mantivesse a sua autenticidade e não se transformasse em um cenário de cinema. Essa resistência inicial levou o estúdio a escolher Montepucciano como set de filmagem, mas nem por isso os fãs deixaram de visitar Volterra. Após o lançamento do filme, os guias turísticos lançaram-se em busca dos possíveis lugares onde Bella, Edward e Alice estiveram (apenas possíveis, pois a autora não conhecia a estrutura cidade ao descrevê-la) e conseguiram montar um intinerário que cobre o trajeto dos personagens.


Cenas de Lua Nova filmadas em Montepucciano, representando Volterra

O sucesso do tour é evidente. Em 2009, quando o filme foi lançado, a cidade contou com 50.000 noites de hotel adicionais e as reservas para o tour oficial precisavam ser feitas com meses de antecedência. Hoje, a visita ocorre uma vez por semana e pode ser reservada no mesmo dia, porém com 5 horas de antecedência. Os fãs, em sua maioria adolescentes acompanhadas dos pais, maravilham-se com a cidade e com o sangrento final artístico em um calabouço (na realidade um pub irlandês chamado Quo Vadis), mas não deixam também de apreciar a beleza autêntica da cidade, repleta de ruínas, vielas e com uma maravilhosa vista da Toscana. "Os vampiros podem não ter alma, mas Volterra tem.", diz a guia Dika Boelen, que mora e trabalha na cidade há mais de 25 anos.

Photobucket
Mapa com o intinerário do tour oficial e o suposto trajeto de Bella e Edward

Busseli conta sentir falta dos "tempos medievais", quando a cidade era mais pacata, no entanto não nega a importância da recente projeção mundial. "Graças a Crepúsculo, fomos poupados à crise", declara o presidente da Câmara.

2 comentários:

  1. Nossa, quantos visitantes após o filme, hein?
    Seria legal também se você falasse um pouco mais do filme, de como a cidade aparece no filme, de como ele fala da cidade, mesmo seja só uma ideia de Volterra, já que foi filmada em outra, não é?

    ResponderExcluir
  2. Barbara, devido ao número de caracteres eu optei por colocar a cena em que a cidade é apresentada no filme, pois não haveria espaço para descrever. No entanto, para o próximo post já estou planejando uma forma melhor de apresentar essa representação da cidade nos filmes de Robin Hood.

    ResponderExcluir