Assim como o facebook, o twitter é uma ferramenta bastante utilizada para a divulgação de marcas e para interação com o público.
Inicialmente, é interessante analisar o layout das páginas das empresas.
Twitter Guaraná Antártica |
O Guaraná Antártica utiliza um plano de fundo personalizado, com cores vivas e que destaca a marca. Já o Banco Bradesco não se deu ao trabalho de mudar o fundo padrão do twitter, se limitando apenas em mostrar a logo na foto de perfil da página.
Twitter Banco Bradesco |
Outro ponto a ser considerado é a frenquencia com que ocorrem as postagens e seu conteúdo. O Antártica tuíta, várias vezes ao dia, basicamente sobre o “#DesafioGuarana”, que consiste em um quiz de assuntos variados no qual quem responde corretamente às perguntas ganha pontos no ranking, que é lançado no facebook. Essa é a maneira de o guaraná interagir com o público. Assim como nas postagens no facebook, o Bradesco tuíta links a respeito de seus aplicativos na internet algumas vezes ao dia. Porém, diferente do facebook, que quando havia reclamações, eram respondidas no próprio campo do comentário, as respostas às menções que os usuários fazem no twitter são raras (a não ser que sejam feitas diretamente por mensagem direta).
É possível notar nas imagens a diferença no número de seguidores entre as duas marcas. Acredito que esse número esteja ligado ao fato de uma marca de refrigerante famosa obter mais adesão e satisfação de um público, do que um banco. É possível perceber, também, que o número de tweets do Guaraná é muito maior do que o do banco Bradesco.
Com esses dados, é possível constatar que o Guaraná Antártica aproveita melhor da ferramenta Twitter e das estratégias de marketing para divulgar sua marca, se comparado com o Banco Bradesco.
A intenção não é comparar os resultados obtidos pelas marcas, uma vez que o público alvo é distinto pelo fato de as empresas serem de ramos completamente diferentes. O intuito, então, é observar como diferentes corporações podem se beneficiar do uso das redes sociais.
Sua pesquisa está indo de vento em popa. Já é possível termos algumas pistas sobre boas estratégias no twitter.
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