segunda-feira, 14 de maio de 2012

Malhação e juventude [Leonardo Ribeiro] #2


Filhos de famílias rivais que se apaixonam, amigas que se interessam pelo mesmo rapaz, a menina pobre que se encanta pelo garoto rico e assim por diante. Não há temporada de “Malhação” sem uma história de amor envolvida. Engana-se quem ainda acredita que as histórias se concentram apenas nos triângulos (ou quartetos) amorosos. Quantos personagens marcantes já foram lançados pela telenovela? E quantos deles também não se envolveram em confusões envolvendo o "coração"? No vídeo a seguir, feito por fãs da novela, retirado do site “Youtube.com”, foram adicionadas fotos de diversos personagens que fizeram parte das temporadas entre os anos de 1995 e 2011. Relembre:

Brigas, discussões, tapas e trapaças também aparecem nas temporadas de “Malhação”, mostrando que não é só de risos e romances que vivem os personagens. Na novela, não são apenas os homens que são os responsáveis pelas armações. As mulheres mostraram ao longo do seriado que não dispensam uma briga quando é preciso para alcançar os seus objetivos. 


            Tão famosa quanto os enredos das temporadas, a trilha sonora de Malhação tem um papel fundamental no desenrolar das tramas. É ela a responsável por embalar os casais, movimentar cenários, intensificar cenas e criar uma identificação com os telespectadores. Sempre procurando captar o público jovem, muitas das músicas das bandas inseridas na trilha acabaram se tornando sucesso nas rádios nacionais.

Quanto a bibliografia indicada no plano de trabalho, li os textos e ambos servirão para o trabalho de entrevista na próxima quinzena. Maiores explicações no terceiro post.


2 comentários:

  1. Olá, Leonardo! Mais uma vez você fez um ótimo post, adequado ao plano proposto e bem escrito. No finalzinho, salvo pelo gongo!, mencionou a bibliografia lida prevista, embora não tenha sobrado tempo de comentá-la. Sim, você poderá comentá-la no encontro presencial dessa semana e também no relatório final, além dos próximos post.
    Apenas para provocá-lo: nessa disciplina, como você olhou para um objeto com o qual você tem muita familiaridade, espera-se que você consiga exercitar um olhar mais afastado, crítico. Observo que você é fã de Malhação. Será que é possível exercitar um olhar mais crítico em relação ao programa? Você não acha que essas tramas são absolutamente repetitivas e as músicas, absolutamente previsíveis, totalmente dentro dos padrões de 'juventude' da música popular massiva? (Provocação!!!). Ninguém mais aguenta esse pop rock do Charlie Brown Jr! Rsrs (brincadeira!). Impressiona como todas as músicas se aproximam muito de um mesmo gênero...
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris! :)
    Não fiz nenhuma reflexão a respeito das tramas, enredos repetidos, banalização de temas, trilha sonora similar, esterótipos, o mais do mesmo de sempre (eu sei disso tudo e concordo com você! haha), porque pretendo ouvir tudo isso do pessoal que pretendo entrevistar para o grupo de discussão. Acaba que no fim das contas eu vou ficar como um mediador dessas discussões e responsável por organizar esses "resultados"

    Não citei a bibliografia no final do primeiro post como fiz nesse porque até então não sabia como deveria estruturar direito um post haha. Valeu pelas dicas e pelos comentários que são bem úteis. Estou tentando seguir tudo :)

    ResponderExcluir