segunda-feira, 28 de maio de 2012

A música na construção da narrativa [Eduarda Rodrigues] #3


Os filmes de Amacio Mazzaropi contaram sempre com uma trilha sonora muito bem produzida e interpretada. Além de atuar como pano de fundo das cenas, as músicas cantadas pelos próprios personagens dão continuidade a narrativa aquele aspecto de musical norte-americano. O crédito por grande parte disse pode ser dado ao compositor Elpídio dos Santos, a quem Mazza confiava a composição das músicas de muitos de seus trabalhos.
“Grandes músicos como Radamés Gnatalli e Hector Lagna Fietta fizeram a direção musical, cantores famosos como Celly e Tony Campello, Lana Bittencourt, Miltinho, Hebe Camargo, Elza Soares, Ângela Maria, Agnaldo Rayol e muitos outros, interpretaram canções inesquecíveis compostas por Tom Jobim, Dolores Duran, Zequinha de Abreu, Jair Amorim, Catulo da Paixão Cearense, Mário Zan e por aí adiante.” Informação retirada no site Museu Mazzaropi.

Agnaldo Rayol e Hebe Camargo

        Pegando como exemplo o filme “Mazzaropi em Jeca Tatu”, as músicas trabalham como complementos da própria história. Duas chamaram muito a minha atenção, primeiro porque acontecem em momentos muito distintos dentro do enredo e segundo porque trabalham com emoções bem contrastantes. Porém  possuem elementos sonoros típicos de canções sertanejas (instrumentos como triângulo e sanfona) somados a uma narração.  
        A canção “Fogo no Rancho” assim retrata o sofrimento do caipira vendo sua casa incendiar com tudo que havia dentro:
Mesmo sem nada ainda sou feliz,
Saindo aqui deste lugar.
O mundo é grande, toda gente diz,
Limpe os olhos, dê risada, não precisa mais chorar. (...)
Botei o meu boi no carro e não tive nada pra carregar.
        E o filme acaba com a fartura e felicidade do caipira que conseguiu subir na vida usando sua esperteza para driblar os ricos e os políticos em “Azar é Festa”:

Deixei de ser um “quarqué”
Já não como mais angu
Hoje sou um coroné
Não sou mais Jeca Tatu

Meu cachorro ensinado,
Já deixou de ser sarnento.
Tem seu terno alinhado,
E seu próprio apartamento.


Um comentário:

  1. Muito bom o post e a seleção do vídeo.

    Para quem quiser ouvir "Azar é festa", aqui vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=ArBMxR2hLV0

    ResponderExcluir