segunda-feira, 28 de maio de 2012

Influências recebidas e deixadas por Itamar Assumpção [Gislene Portilho] #3




A genialidade de Itamar Assumpção não foi fruto somente de seu talento musical. Sua produção musical apresenta marcas das influências artísticas recebidas ao  longo de sua carreira. Influenciado por trabalhos de músicos de variados gêneros como Adoniran Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix e Miles Davis, o artista misturava com maestria samba, elementos pop, Black music e musica africana. Sem falar da presença sempre constante de poetas em sua vida como Paulo Leminski e Alice Ruiz. Dessa rica mistura surgiramm letras críticas, irreverentes e a musicalidade característica de Itamar.

Outro brasileiro por quem Itamar tinha grande admiração era o sambista Ataúlfo Alves. Em 1995 gravou um CD só com músicas do sambista chamado Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – para sempre agora.
Quanto às influências deixadas pode-se perceber que foram grandes a julgar pela quantidade de artistas que já gravaram composições de Itamar Assumpção. Citando só os mais conhecidos: Arrigo Barnabé, Cássia Eller, Chico César, Elba Ramalho, Luiza Possi, Ney Matogrosso, Ná Ozzetti, Rita Lee, Tetê Espíndola, Tom Zé, Zélia Duncan, Naná Vasconcelos, Ceumar e mais recentemente o rapper Criolo.

Zélia Duncan gravou diversas músicas de Itamar (Vou tirar você do dicionário, Código de Acesso e Capitu, por exemplo). Ele participou, inclusive,  do lançamento do disco dela Intimidade no Canecão em agosto de 1997.Ney Matogrosso não só gravou composições de Itamar Assumpção como Finalmente, Bomba H  e Transpiração,  como realizou no ano passado um show em homenagem ao músico junto com a Banda Isca de Polícia (que acompanhou Itamar por vários anos de sua carreira).


Um comentário:

  1. É um trabalho valioso levantar a herança deixada por um músico na produção daqueles que vieram depois. Além, é claro de levantar as influências que esse músico recebeu. Muito bom!

    Só tenho uma dúvida com relação à abertura do seu texto: "A genialidade de Itamar Assumpção não foi fruto somente de seu talento musical. Sua produção musical apresenta marcas das influências artísticas recebidas ao longo de sua carreira."

    Até que ponto podemos separar o talento das influências que alguém recebeu? Complicada essa discussão, não é?

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