segunda-feira, 28 de maio de 2012

A relação entre Jornalismo Participativo e Moda, em especial nos sites de street style [Bruna Martins] #3


Stockholm Street Style é um site fácil de acessar: O design é limpo e as fotos enormes, deixando bem claro qual é o foco dos posts. Todos os dias são publicadas uma média de três fotos, sempre diversas. Algumas vezes a pessoa fotografada obviamente chamou a atenção nas ruas, mas em outras não – e o legal é observar que detalhes mereceram o clique.
Caroline Blomst, ex-modelo e blogueira do Carolines Mode, e Daniel Troyse, seu namorado e fotógrafo, agora têm como esta sua profissão: Viajam o mundo (já vieram parar até aqui no Brasil) fotografando a moda de rua.



Abaixo, algumas partes de uma entrevista que Caroline deu em sua visita à Austrália, no ano passado.  Entrevista para Jade Leopoldo, disponível aqui.

JL: Parece que você tem o melhor trabalho do mundo, mas tudo o que queremos saber é como você caiu no mundo dos bloggers de moda.
CB: Bom, nós começamos o site em 2005, mais ou menos seis anos atrás. Na Suécia, naquela época, a cultura de blogs tinha acabado de começar e crescer e era a conversa da cidade. Todos estavam sempre perguntando, “você tem um blog?”. (...) Começou como um hobby e cresceu rapidamente!

JL: Falando mais seriamente – o quão importante você acha que os blogs são para os designers de moda? É melhor do que a tradicional propaganda impressa?
CB: Absolutamente. Tem sido mais lento, você pensaria que as propagandas teriam aparecido muito mais rápido porque, basicamente, é imprensa grátis. (...) Eu acho que, lentamente, mais coisas estão se movendo para os blogs.

JL: Okay, de volta para as coisas divertidas – o que você procura quando está tirando fotos na rua?
CB: É um fator “it”, talvez alguém tem um sorriso perfeito ou uma camiseta perfeita ou apenas alguma coisa na moda que chama a atenção.É mais sobre as roupas do que sobre as marcas e nós tentamos realçar a garota comum, não apenas modelos e editores.


Um comentário: