segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nova Iorque, um cenário turistico [Milton Guimarães #3]


   Grande parte dos filmes tem como cenário cidades famosas que conseguem captar a atenção do espectador. E nos filmes norte americanos isso não é diferente.È o caso da cidade de Nova Iorque que sempre é palco de incríveis histórias e roteiros que conseguem prender a atenção dos indivíduos que consomem filmes.
   Situada no nordeste dos EUA, a cidade de Nova Iorque chama a atenção por ser o coração econômico estadunidense e por ser conhecida como a capital da cultura mundial.
   Nova Iorque consegue ser uma cidade com enorme aglomerado cultural e chama a atenção de diferentes pessoas por seu aspecto consumista conferida como centro do capitalismo norte americano. Mas não podemos deixar de observar que o cinema contribui muito para esta imagem.
   São inúmeros os filmes onde Nova Iorque é palco de histórias que vão desde o romance até mesmo ao terror. E, em cada uma das narrativas, a cidade consegue tomar diferentes identidades, já que, sendo multicultural, possuindo um enorme fluxo de pessoas, e mantendo as quatro estações do ano bem definidas, a metrópole torna-se não apenas uma cidade do território dos EUA, mas um referencial de identidade dos norte americanos e um marco no avanço da política, da economia, da vida social e é claro do turismo.
   Porém é necessário observar que não são apenas estes aspectos que tornam a cidade de Nova Iorque conhecida em todo o mundo. Os pontos turísticos ali presentes também confortam os olhos de quem deseja visitar essa famosa cidade. E é isso que torna Nova Iorque um interessante ponto de referencia no mundo globalizado. Observando as formas como o cinema conseguiu captar a vida e a cultura da cidade, percebemos que, ao vermos fotos de Nova Iorque reconhecemos rapidamente que se trata do coração econômico dos EUA, pois estamos habituados com a sua imagem e isso nos faz querer conhecê-la através de um outro ângulo, o ângulo do real, da experiência, tornando-nos possíveis turistas rumo à experimentação de um “mundo distante” que consegue ser ao mesmo tempo um “mundo próximo” graças ao cinema.      

Um comentário:

  1. Ei Milton, realmente Nova York é uma das cidades que está sempre nas telas do cinema, mas, para o seu post, especificamente, seria interessante você citar em qual ou quais filmes você se baseou para escrever.
    Lembre-se, não se pode perder de vista o foco principal que são os produtos da comunicação!

    ResponderExcluir