sábado, 23 de junho de 2012

Abc: seduzindo não só aos olhos, mas também ao tato [Mateus Lustosa] #5



Nas últimas postagens, abordei diferentes aspectos visuais da revista “abcDesign”, selecionados por mim, por serem identificados como relevantes na hora de conquistar novos leitores. Primeiramente a capa (o primeiro contato), em segundo lugar a diagramação geral da revista, em terceiro a tipografia utilizada e, por último, as ilustrações e cores apresentadas. Se em todos os aspectos anteriores é a visão o sentido mais, e talvez unicamente, estimulado, nesta postagem, dedicarei meus comentários aquilo que somente o tato percebe de antemão.

O primeiro toque na revista revela de imediato a qualidade de impressão da publicação. O investimento dado a esse quesito é notável quando identificados o papel e suas altas gramaturas, além da alta resolução das imagens. A capa, na grande maioria das edições, apresenta diferentes acabamentos, como as variadas formas de aplicação de vernizes, dando texturas diferentes à página, além de ser sempre grossa e resistente. “Uma coisa incrível é como os leitores se interessam pela capa. Pela experiência tátil, pelo design... eles gostam de tocá-la e sentir o verniz, etc.”, comenta Ericson Straub, editor chefe da revista, em entrevista por e-mail.

A imagem abaixo ilustra as aplicações de diferentes técnicas de impressão na capa da edição de número 33.








As abelhas no desenho, impressas sobre papel couchê 300g, possuem textura porosa em áreas determinadas, como os pêlos das patas e as linhas das asas; a flor, sobre o olho esquerdo da garota, assim como o título da matéria de capa (“Tendências, modinhas e pesquisa”), o anel e o nome da revista possuem textura emborrachada e brilhante, produzida através de verniz sobre papel. O nome, ainda, é de cor dourada e brilhante, sendo capaz de reproduzir, de forma bem embaçada, o reflexo do leitor que a avista.









A revista, por si só, num aspecto mais físico e menos visual, apresenta-se de forma sólida, cúbica e bem acabada, criando atmosfera profissional. A alta gramatura das folhas permite que o papel mantenha-se liso e estável, mesmo com o efeito do tempo e da umidade, que, ao contrário de outras revistas, enrugariam com algumas semanas.


2 comentários: