quinta-feira, 28 de junho de 2012

Daquele Instante em Diante [Gislene Portilho] #5






“Meu nome é Benedito João dos Santos Silva Beleléu, vulgo Nego Dito, Nego Dito Cascavé.” Era assim que se apresentava Itamar Assumpção da música Nego Dito.
Nego Dito foi apresentado a mim através do documentário Daquele Instante em Diante no ano de 2011 que foi exibido uma única vez em BH no Indie Festival.
O documentário "Daquele Instante em Diante" percorreu a trajetória musical de Itamar Assumpção, dos anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até a sua morte, aos 53 anos. Nas quase duas horas de filme foram apresentados depoimentos de amigos, artistas, ex-companheiros de palco e familiares e ainda trouxe diversas e raras imagens de arquivos.
Foi pensando neste documentário que decidi o tema de pesquisa para este trabalho. Até aquele momento eu nada sabia sobre o músico e no desenvolvimento da disciplina Projetos A I fui buscar informações. Acabei descobrindo um artista independente, rebelde, criativo, performático, autor de letras contestadoras da ordem e arranjos atonais. Uma figura que se destacou no cenário cultural brasileiro dos anos 1970/1980 e que mesmo sem associação a nenhuma grande gravadora conseguiu produzir e distribuir 12 discos.
Voltando ao documentário, os relatos emocionaram, as imagens marcaram e as canções surpreenderam.  A história contada foi muito bem conduzida pelo diretor Rogério Velloso . Vários ‘Itamares’ apareceram no vídeo: o compositor, o poeta, o performer, o arranjador, o instrumentista, o amante das plantas, o  homem caseiro, o gênio.  As várias aparições de Itamar nos ensaios e shows deixaram evidentes que sua presença era muito mais intensa nestes eventos do que em gravações. Intenso! Este é O adjetivo para Itamar Assumpção . Sua obra é intensa e reflete a característica do próprio artista.
No Indie, no fim da sessão, não era raro presenciar várias pessoas com os olhos inchados e vermelhos  que se entreolhavam como que buscando a confirmação no outro de que o filme tinha feito uma justa homenagem  ao legado do músico apresentando-o aos novatos e renovando uma memória que não deve ser esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário