sexta-feira, 22 de junho de 2012

O fim de uma história [Pedro Guimarães de Pinho] #5

 Oprah em meio a platéia, no episódio final de The Oprah Winfrey Show

 Oprah no estúdio, 25 anos antes, quando havia sido contratada pra reanimar um programa de baixa audiência em Chicago. 
Em 2011, The Oprah Winfrey Show completa 25 anos, em sua temporada final. Desde o anúncio de seu fim, em uma coletiva de imprensa, muito foi especulado sobre como se daria esse último episódio. Afinal, o programa de Oprah não era mais um pequeno show de verba pequena, com cadeiras de plástico e transeuntes na platéia. Pessoas esperavam meses para conseguir um ingresso, agentes de celebridades brigavam para conseguir que seus clientes fossem convidados para o programa e cada episódio mantinha níveis de audiência bem altos. O programa já havia sido exaustivamente copiado em inúmeros outros programas do mesmo nicho e era muito famoso ao redor do planeta. 
Os últimos episódios se dedicam a fazer uma retrospectiva, mostrando melhores momentos, entrevistas com produtores, bastidores de episódios famosos e velhos convidados retornando ao palco para mostrar que havia mudado em suas vidas. Faltando dois episódios para o fim, a equipe de Oprah faz uma suspresa de proporções gigantescas: Os apresentadores eram Tom Hanks e Tom Cruise, shows de Aretha Franklin e Beyoncé, além de uma aparição de Madonna, dizendo que Oprah foi uma grande influência em sua vida, entre muitos outros convidados estrela. 
Oprah e Madonna

Porém, esse grande espetáculo não se assemelharia muito aos 25 anos do programa. Oprah e sua equipe, em mais um inteligente jogo para conquistar a audiência, dedicam o programa final ao que o programa sempre foi: uma conversa com os espectadores. O último episódio não tem nenhuma surpresa, nenhum presente, nenhum convidado famoso. A última hora de 25 anos de programa é bem parecida com o primeiro episódio: Oprah, em meio a platéia, conversando sobre o que o público havia tirado nesses 25 anos. Dessa forma, se finaliza um programa que soube manter sua identidade (que funcionou muito em termos monetários) e fidelizar seus espectadores, ao tentar construir uma identificação entre o público e o que estava na televisão.

 

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