(imagem de uma mulher nua capturada no desenho infantil da Disney)
O próximo exemplo a ser analisado está presente no comercial do cigarro Free, que teve sua divulgação proibida no Brasil em janeiro de 2001 e 240 veiculações comerciais canceladas. Nesse comercial eram emitidas subliminarmente, em uma velocidade de três décimos de segundo, a imagens de adolescentes fumando. A empresa responsável, Souza Cruz, aceitou retirar a propaganda do ar, sob acusação de incitar o fumo entre adolescentes, apesar de delegar a culpa às produtoras do vídeo. O que se questiona em relação a essa campanha é o por quê do uso de tais imagens e a implicação ética que ela traz.
(frame subliminar de uma adolescente fumando no comercial de cigarros Free)
O último exemplo, e mais chocante de todos, está presente em uma campanha presidencial dos Estados Unidos em setembro de 2000, no qual o candidato republicano, George Bush, veicula críticas ao candidato democrata Al Gore. Ao criticar o sistema de reembolso de remédios, a equipe de publicitários de Bush inseriu um frame (de 1/30 de seg) com a palavra “RATS” (ratos) sobre a frase “Bureaucrats decide”. A equipe de Bush caracterizou o acontecido como “acidente”, mas o que pode ser questionado é o por quê desse vídeo, especificamente, ter sido mais caro (U$ 2,5 milhões) que os outros feitos durante a campanha. Tal fato foi amplamente divulgado, inclusive nos meios de comunicação brasileiros, como a revista Istoé e os jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo.
O último exemplo, e mais chocante de todos, está presente em uma campanha presidencial dos Estados Unidos em setembro de 2000, no qual o candidato republicano, George Bush, veicula críticas ao candidato democrata Al Gore. Ao criticar o sistema de reembolso de remédios, a equipe de publicitários de Bush inseriu um frame (de 1/30 de seg) com a palavra “RATS” (ratos) sobre a frase “Bureaucrats decide”. A equipe de Bush caracterizou o acontecido como “acidente”, mas o que pode ser questionado é o por quê desse vídeo, especificamente, ter sido mais caro (U$ 2,5 milhões) que os outros feitos durante a campanha. Tal fato foi amplamente divulgado, inclusive nos meios de comunicação brasileiros, como a revista Istoé e os jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo.
(sequencia de frames da campanha eleitoral, no qual o ultimo é emitido subliminarmente)
Mais uma vez, Nathália, interessantíssimo seu post!
ResponderExcluirMas, a respeito das propagandas do cigarro Free, por que as imagens dos adolescentes fumando são consideradas subliminares?
Olá, Bárbara! Bom, as imagens dos adolescentes fumando na campanha de cigarros Free são consideradas subliminares por serem emitidas em frames de milésimos de segundo, não podendo ser captadas conscientemente, sendo vistas apenas quando a propaganda é decomposta em quadros. A respeito disso, é possível levantar a hipótese de que tal manobra publicitária tenha sido feita para, inconscientemente, tentar captar e aumentar o público de jovens fumantes.
ResponderExcluirAh sim! Quando li, não reparei nessa informação sobre o tempo, por isso a confusão. Obrigada!
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