segunda-feira, 11 de junho de 2012

Bossa Nova em Hollywood #4 [Júlia Morena]

           No universo cinematográfico há filmes de todos os tipos e para todos os gostos, mas na minha opinião filme bom é aquele que causa no espectador algum tipo de emoção forte seja ela medo, riso ou choro. No decorrer da minha trajetória em torno de trilhas sonoras eu tive o prazer de assistir a inúmeros filmes bons e na maioria deles a trilha sonora era a principal responsável por desprender o espectador da realidade e de levá-lo para dentro do filme. Com certeza esse exercício de inserção já foi experimentado por boa parte dos amantes do cinema e quem nunca experimentou essa sensação é porque nunca viu um filme com a trilha do Hans Zimmer.
          Geralmente os filmes mais impressionantes desse compositor são de ação, mas por outro lado os filmes de romance proporcionam outro tipo de sentimento, mais ligado à comoção, empatia e até mesmo uma ligação afetiva com o personagem. Assistindo a esses filmes eu descobri uma parceria muito produtiva: Nancy Meyers (diretora e escritora) e Hans Zimmer. A partir dela nasceram os filmes: Alguém tem que ceder (2003), O Amor não tira férias (2006) e Simplesmente Complicado (2009). Ao analisar esses filmes é possível perceber elementos comuns entre eles como na montagem, no roteiro, entre outros, mas principalmente nas trilhas sonoras, aliás é um fator notável.
          Em ambos os filmes a trilha conta com a presença de flautas, violão, violino e um quê de Bossa Nova. Isso se dá pela presença de outra excelente parceria: Hans Zimmer e Heitor pereira, um brasileiro que cria juntamente com Zimmer trilhas sonoras desde o ano 2000 e essa parceria está presente nos filmes O Gladiador, Missão impossível 2 , Alguém tem que ceder, Simplesmente Complicado, entre outros.
         Para conhecer um pouco dessas parcerias ouça a trilha abaixo: 




Para comparar as trilhas assista também:




          

2 comentários:

  1. Esse post não estava no cronograma, eu alterei de acordo com as minhas novas descobertas acerca do meu tema substituindo assim a análise do filme Batman, O Cavaleiro das Trevas.

    ResponderExcluir
  2. Ok, ok para as mudanças. Acho que foram produtivas. Se você tiver interesse em se aprofundar na compreensão das trilhas sonoras e na forma como diferentes instrumentos e estilos musicais produzem sentidos e emoções, posso te indicar algumas leituras.

    ResponderExcluir