sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crowdlearning: plataformas de aprendizagem coletiva [Augusta Deluca] #3

   A lógica do crowdlearning é simples: qualquer um pode ensinar algo útil para qualquer um que estiver disposto a aprender. Isso proporcionado por plataformas nas quais qualquer um propõe um workshop, oficina, vídeo-aula ou tutorial. Para que seja realizado, basta que um número mínimo de pessoas se interesse.
   As plataformas dessa forma de crowdsourcing propõem que qualquer pessoa se inscreva para ensinar ou aprender. Os temas? De dicas de culinária a utilização de softwares, passando por utilidades domésticas e interesses profissionais. No Brasil o Nós.vc é a maior e mais conhecida plataforma de crowdlearning. O site ainda está em versão beta, mas já realizou cursos e em seu site ainda há inscrições abertas para outros workshops.


   O crowdlearning apareceu pouco após o crowdsourcing, motivado pela ideia de que as pessoas são capazes de realizar pequenas e grandes ações amparadas em plataformas simples, que nada mais fazem do que estimular interação, coletividade e compartilhamento.
   Além do Nós.vc, há alguns outros sites no Brasil com propostas similares, como o Descola, A Grande Escola e o Mesa e Cadeira. Ao contrário do crowdfunding, as propostas e a forma como se organizam cada uma dessas plataformas é um pouco diferente. O Mesa e Cadeira é voltado para desenvolvimento profissional e A Grande Escola para coisas mínimas e voltada para itens do cotidiano, como técnicas para fazer a unha.
   No exterior as plataformas de crowdlearning começaram a aparecer em 2009, e alguns exemplos são o eHow e o Skillshare. Já no Brasil essas apareceram apenas em 2011, impulsionadas pelo Nós.vc, principalmente. Algo interessante sobre o crowdlearning é que ele se aproxima bastante do conceito de coworking, que é o tema da quarta quinzena de pesquisa.

Um comentário:

  1. Bacana o conteúdo. Sites dessa natureza são muito úteis. Há algum tempo aprendi/ensinei idiomas de forma colaborativa e até funcionava bem.

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