domingo, 17 de junho de 2012

Vanessa Bruno X C&A [Fernanda Bontempo] #4

Comparar campanhas de marcas completamente distintas. É esse o meu objetivo neste ponto da pesquisa. A C&A é uma rede internacional de lojas de departamento, que se difere da Vanessa Bruno no tamanho e no estilo. Seu público alvo é a classe média, enquanto a marca francesa se volta para uma clientela mais restrita e sofisticada.

Por possuírem características, números e focos diferentes, as lojas têm consequentemente campanhas opostas. De um modo geral, a C&A investe em anúncios bem comerciais, nos quais o objetivo é expor e vender a coleção. As peças de roupa têm grande destaque, e os preços estão sempre presentes. A meu ver, a loja carrega o conceito de “esteja na moda pagando pouco” e por isso, realça os valores dos produtos e atrai seu público alvo por este quesito.

Muitas vezes a marca opta por um rosto famoso como cara da campanha. Principalmente mulheres, o que aproxima ainda mais as compradoras. Um exemplo é o comercial abaixo, que tem como ícone a top model Gisele Bundchen.

                                Primavera Verão - C&A

                                Primavera Verão - Vanessa Bruno

Por sua vez, a Vanessa Bruno tem um perfil mais artístico e conceitual. O preço de uma roupa nunca apareceu, por exemplo, e a ideia de vender produtos está disfarçada na arte. São propagandas mais sutis e misteriosas. O que não quer dizer que sejam melhores ou piores do que os anúncios da C&A. São estilos diferentes. Particularmente eu prefiro as campanhas da Vanessa Bruno, porque aprecio vídeo-arte e esse caráter subentendido e instigante. Mas por outro lado, a propaganda da C&A é mais objetiva, e talvez, seja mais consumida e eficaz.

Um comentário:

  1. Muito bom.;Acho que você pode falar um pouco mais sobre esse "caráter subentendido" na apresentação final.

    ResponderExcluir