sexta-feira, 22 de junho de 2012

O último trago [Thaiz Maciel] #5


Ao longo do desenvolvimento deste trabalho pude pesquisar a respeito de diversas fases e características da propaganda pró e contra tabaco ao longo dos anos. As primeiras décadas, discutidas na primeira e segunda postagem, foram marcadas pela associação do tabagismo ao glamour, independência, sucesso e sensualidade, porém o enquadramento do assunto foi sendo alterado devido a estudos que comprovavam uma enorme quantidade de malefícios à saúde e ao bem estar ocasionados pelo fumo. Não mais se podia utilizar a imagem de médicos e crianças nas propagandas, chegaram as proibições para televisão e eventos públicos e logo depois a obrigatoriedade da contra-propaganda nas embalagens de cigarro. Apesar da mudança drástica na abordagem, as entrevistas coletadas para a quarta postagem apresentaram diversos argumentos que afirmam a existência de uma mentalidade ainda bastante ligada à realidade apresentada pelo cinema e cenário musical das décadas de 60, 70 e 80, caracterizados fortemente por um sentimento de rebeldia e inovação atrelado a figuras de destaque fenomenal, como os Beatles, por exemplo.

A fim de promover a conscientização de que fumar causa danos graves à saúde, diversos países adotaram estratégias de comunicação bastante agressivas, fazendo uso de imagens de grande apelo e proibindo a propaganda nos veículos de massa e nos pontos de venda. Pesquisas indicam a redução progressiva do número de fumantes, porém resta saber até que ponto a contra-propaganda é convincente e considerada na decisão das novas gerações a respeito do tabagismo.


                         

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