Quatro quinzenas de pesquisa serviram para que eu entendesse melhor do que se trata o crowdsourcing e como ele se desmembra, como é adaptado, e quais práticas a ele se relacionam. Até o momento falei sobre crowdfunding, crowdlearning e coworking. Há várias outras formas de crowdsourcing além dessas, mas apenas três meses de trabalho não dão conta da pluralidade dessa prática contemporânea. Com apenas mais um post de relato, portanto, selecionei dois outros tipos de crowdsourcing para pontuar, de forma mais resumida, vista que dessa vez o assunto é maior e o espaço – pequeno – continua o mesmo. Usarei dessa vez a estrutura de tópicos para simplificar.
Crowdvoting
São conhecidos como formas de crowdvoting os sites que permitem que pessoas entrem e votem de forma a deliberar as ações do próprio site. Simplifico isso com um exemplo brasileiro, o Camiseteria. Os usuários do site enviam design de estampas que são votadas pelos próprios usuários; as estampas mais votadas são produzidas e vendidas no site. O Camiseteria segue o site mais famoso desse modelo, o Threadless. Sites como iStock Photos também são crowdvoting. Aqui os usuários enviam fotografias e ilustrações que são vendidas à outros usuários, e tanto site quanto autor da foto ou vetor recebem por elas.
Flash Mob e Smart Mob
“Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada”.¹ A diferença de Smart pra Flash Mob é que o primeiro geralmente ocorre por alguma causa - geralmente política, não com o propósito apenas de intervenção ou divulgação de eventos. Tanto o Flash Mob quanto o Smart Mob não aparecem em listas de formas de crowdsourcing, mas assim como o coworking se enquadram na pesquisa por representarem muito bem os ideais de coletividade e compartilhamento. Coloquei-os como exemplo porque quis mostrar como o crowdsourcing se insere em muitas práticas e plataformas que utilizamos corriqueiramente, e que muito dizem do atual contexto em que vivemos.
Crowd everything
Realmente não há espaço nem tempo para discorrer sobre cada um, portanto vou apenas enumerar alguns: Wikipédia - e todas as outras formas wiki, crowdcasting, crowd computing... Toda prática que envolve compartilhamento de ideias e realização de ações de forma colaborativa são crowdsourcing de certa forma.
Na Wikipédia há uma lista de projetos de crowdsourcing que vale a pena ser conferida:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_crowdsourcing_projects
¹<http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_mob>
Bacana o post final. Acho que a apresentação deverá ser bem focada nos exemplos.
ResponderExcluir