A foto acima foi retirada do blog do Duelo de MC’s: http://duelodemcs.blogspot.com.br/.
Ela evidencia como é feita a divulgação das noites de sexta embaixo do viaduto
Santa Tereza, que segundo Pedro Valentim, organizador e membro da Família de
Rua, se baseia na internet. Pedro me contou que às vezes quando tem alguma
atração especial fazem um panfleto, mas na grande maioria das sextas-feiras a
divulgação se da online e consegue abranger um grande número de pessoas desde a
Zona Sul até as periferias. Além disso,
Pedro afirma que organização do evento tenta conscientizar as pessoas
principalmente sobre a forma de utilização do espaço público através de
discursos no palco.
Entrevistei pessoas com perfis diferentes: pessoas que frequentam o evento há muito tempo e que compareciam ao local pela segunda vez; pessoas que vão todas as
sextas e que frequentam uma vez por mês; às que se posicionam ao lado esquerdo, direito ou no centro. Tanto as com perfis semelhantes quanto diferentes dividiram-se da seguinte maneira:
- Souberam do evento pela internet (50%)
- Souberam ao evento por outras pessoas (50%)
- Vêm intervenções discursivas da organização na tentativa
de conscientização (50%)
- Não vêm intervenções discursivas da organização na
tentativa de conscientização (50%)
Dos que vêm intervenções:
- Afirmam que elas afetam seu cotidiano (70%)
- Afirmam que elas não afetam seu cotidiano (30%)
Apesar de sempre ver abordagens discursivas dos organizadores que na minha opinião servem como conscientização do público presente, nas últimas quatro sextas-feiras que fui ao Duelo não houve nem uma fala nesse sentido. Por isso este post não trás o vídeo proposto com tais discursos.
Muito bacana esse levantamento. Se você gostou da experiência, vale a pena investir em pesquisas desse tipo. Hoje em dia tem pouca gente com "pegada" e "disposição" para alguns trabalhos de campo e pesquisas de recepção. Esse pode ser um diferencial seu.
ResponderExcluir