quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desvendando logotipos - apresentando a marca (Victor Lambertucci) #5



   No plano de trabalho do projeto ‘Desvendando Logotipos’ propus apresentar um logo que representasse o tema que discutiríamos durante os posts. A peça é o resultado do que aprendi durante as pesquisas e bate-papos com colegas sobre o tema, levando em consideração os tópicos analisados, como as diferenças entre marca, símbolo e logotipo e características como o tipo de cor usado e a leveza que deve ser aplicada à imagem que representa uma empresa, por exemplo.

   Desde o início do projeto “Desvendando Logotipos”, todos as postagens foram acompanhadas por essa marca. Já que estamos lidando com o tema, a ideia foi criar uma representação gráfica para esse trabalho. Foram escolhidos os tons de vermelho por sua atratividade, já apresentada; e repare que a palavra “desvendando” é apresentada como uma espécie de degradê que passa o próprio sentido do verbo, de algo que vai sendo revelado. Caberia uma atualização, já que vimos que a palavra "logotipos", que compõe a nossa marca é apenas parte do que representa a identidade visual, mas há mais um importante item na gestão de marcas que me fez permanecer com o logo original, a força e a visibilidade da peça; colocadas em risco com reformulações repentinas. De qualquer forma para desvendar logotipos é necessário desvendar a identidade visual e vice-versa.

    Como comentário final, digo que o projeto foi uma oportunidade e um empurrãozinho para pesquisar sobre um tema que me interessa bastante. Pude conhecer curiosidades sobre logos e marcas com as quais estou sempre em contato e até admiro, mas mal conhecia o que estava por trás da criação delas. Finalizo com uma frase baseada no que aprendi: O jeito de sorrir, um corte de cabelo, o tom de voz, um estilo de roupa podem dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, a marca deve dizer tudo sobre a personalidade de uma empresa.




Um comentário: