No plano de trabalho do projeto
‘Desvendando Logotipos’ propus apresentar um logo que representasse o tema que
discutiríamos durante os posts. A peça é o resultado do que aprendi durante as
pesquisas e bate-papos com colegas sobre o tema, levando em consideração os
tópicos analisados, como as diferenças entre marca, símbolo e logotipo e
características como o tipo de cor usado e a leveza que deve ser aplicada à
imagem que representa uma empresa, por exemplo.
Desde o início do projeto “Desvendando Logotipos”, todos as postagens
foram acompanhadas por essa marca. Já que estamos lidando com o tema, a ideia
foi criar uma representação gráfica para esse trabalho. Foram escolhidos os tons de vermelho por sua atratividade, já apresentada; e repare que a
palavra “desvendando” é apresentada como uma espécie de degradê que passa o
próprio sentido do verbo, de algo que vai sendo revelado. Caberia uma atualização, já que vimos que a palavra "logotipos", que compõe a nossa marca é apenas parte do que representa a identidade visual, mas há mais um importante item na gestão de marcas que me fez permanecer com o logo original, a força e a visibilidade da peça; colocadas em risco com reformulações repentinas. De qualquer forma para desvendar logotipos é necessário desvendar a identidade visual e vice-versa.
Como comentário final, digo que o projeto
foi uma oportunidade e um empurrãozinho para pesquisar sobre um tema que me
interessa bastante. Pude conhecer curiosidades sobre logos e marcas com as
quais estou sempre em contato e até admiro, mas mal conhecia o que estava por
trás da criação delas. Finalizo com uma frase baseada no que aprendi: O jeito
de sorrir, um corte de cabelo, o tom de voz, um estilo de roupa podem dizer
muito sobre a personalidade de uma pessoa, a marca deve dizer tudo sobre a
personalidade de uma empresa.
Ótimo Victor, muito bom seu percurso!
ResponderExcluir