Para o fechamento do meu plano de projetos estudei as
possíveis conseqüências das ousadas ações publicitárias da Hyundai. Como já
tinha algum conhecimento prévio do assunto, fui ao site do Conar e busquei uma
série de vídeos feitos pela Fiat ridicularizando o narrador e o texto dos
anúncios da Hyundai.
Fazendo uma simples busca pelo site do Conar achei varias
resoluções do ano de 2008 em que empresas entraram com recursos contra as
propagandas. Como exemplo, cito o caso em que a Toyota entrou contra a ação que
utilizava o seguinte slogan: "Mais potente que um
Mercedes Classe C. Mais admirado que um Lexus 350. Mais espaço interno que uma
BMW Série 7. E o mais importante: o preço". Apesar da defesa, o Conar decidiu a favor da
Toyota.
Esse não foi o único caso em que as propagandas comparativas
da Hyundai geraram algum processo. Entre 2009 e 2010 a marca sofreu mais de dez
processos no Conar, alguns tendo decisões favoráveis, contrárias ou outros
sendo arquivados.
Um dos casos que teve mais repercussão foi a briga pública
envolvendo Hyundai e Kia, empresas que parecem ser rivais mas são controladas
pelo mesmo grupo coreano. A Hyundai em seus anúncios em que comparava o produto
Tucson como campeão de vendas, não citava o Kia Sportage como concorrente direto,
quando mais do que isso, são irmãos de plataforma, ou seja, compartilham os
mesmos componentes na linha de montagem.
Por fim, coloco aqui um vídeo que a montadora Fiat fez,
zombando da Hyundai e de seus anúncios com voz marcante e texto também.
Olá, Marcos!
ResponderExcluirSeu trabalho está dentro do previsto, bem escrito e adequado ao plano. No entanto, continuei pensando no seu relato do encontro intermediário e fiquei me perguntando o que você fez para se sentir mais motivado, ou mesmo para "se deslocar" mais, já que estava achando o trabalho um pouco previsível... Gostaria de te ouvir falar sobre isso no encontro final, ok?
Um abraço,
Cris