quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mensagens Subliminares Multimídia [Nathália Alcântara] #5

Nessa postagem analisaremos o chamado “Efeito Arcimboldo”, um efeito de grafismo subliminar no qual há a técnica de embutir imagens dentro de imagens. Giuseppe Arcimboldo (c.1527-1593) foi um pintor italiano que criou uma técnica na qual combinava elementos diversos para formar o retrato de aristocratas. Ele utilizava metáforas (conchas representando orelhas, por exemplo), metonímias (peixes representando a água) e alusões (folhas amareladas sugerindo o outono) em seus quadros, que vistos de longe, pareciam retratos comuns, mas quando examinados com atenção centrada apresentava-se como um discurso visual altamente subliminar. O princípio utilizado aqui é análogo ao citado na leitura subliminar de histórias em quadrinho: a fóvea do olho foca a figura consciente enquanto a visão periférica capta o fundo subliminar. 
                                                             (quadro "O Jurista", de Arcimboldo)

Um exemplo contemporâneo do uso do Efeito Arcimboldo é o cartaz de divulgação do filme “O silêncio dos inocentes”, de 1991. O autor Flávio Calazans nomeou de ICONESO (criando uma semiótica subliminar) o gênero de imagens embutidas e classificou em graus (de acordo com a quantidade de informação por tempo/espaço de exposição resultando no nível de subliminaridade) as imagens presentes nesse cartaz. 


Uma aproximação detalhada em zoom nas costas da mariposa presente na boca da garota revela uma caveira iconesa, caracterizada como iconesa de 1º grau. Logo após a percepção da caveira é possível notar, nos detalhes, que três mulheres nuas e de pele muito pálida formam a parte interna da caveira, caracterizando tais mulheres como iconesas de 2º grau. Por fim, ao se abstrair a visão, se tornam visíveis outras quatro mulheres nuas tingidas de laranja formando o contorno da caveira e sendo caracterizadas como iconesas de 3º grau. A diferença de cor entre as mulheres dificulta a percepção consciente de sua totalidade (sete mulheres) cujos corpos formam uma caveira. Tal imagem faz alusão direta à obra “In Voluptas Mors” de Salvador Dali. O uso das mulheres e da ideia do macabro e da morte está ligado à temática de suspense do filme. É interessante ressaltar, como mostrado na terceira postagem, que a subliminaridade não estaria restrita ao uso de altas velocidades, estando presente em muitos outros aspectos do nosso cotidiano, como citado por Flávio Calazans: “Grafites e pichações nos muros, logotipos na frente de edifícios(...), carros, jornais e revistas na mão de transeuntes, tudo é captado em nível subliminar.”

2 comentários:

  1. These are some crazy optical illusions!
    And thanks so much for the comment on my blog! Would you like to follow each other?
    :)
    Allison
    afashionfiles.blogspot.com

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  2. Gente, nunca tinha reparado nessas três mulheres formando a caveira no cartaz de silêncio dos inocentes!
    Legal demais!

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