segunda-feira, 18 de junho de 2012

Se eu fosse você 2 [Celton Oliveira]#4


Cinema brasileiro do século 21
Parte 4

  Se eu  fosse você 2

Chegou a vez  da  comédia, no  post  de  hoje  vou  falar  do filme  “Se eu  fosse  você 2” com direção de  Daniel Filho lançado em 2009, se trata  de  uma sequência,  o primeiro  filme levou cerca de  3,6 milhões de  pessoas  ao  cinema em 2006,  justificado a  iniciativa de  sua  continuação.
Seguindo  os passo do  primeiro  filme  “ Se eu fosse você 2” teve  ótima  aceitação pelo  público, atraindo mais de  6 milhões de  espectadores  as  grandes salas  de  cinema  do  pais, o  que o  colocou  em  4º lugar  na  lista  dos filmes nacionais mais  assistidos na  história do  Brasil.

Apesar  de extremamente  bem  sucedido ,  o  filme recebe  duras  criticas em torno da  estética  escolhida ,   ligada a  estética   televisiva, e em  torno  dos  estereótipos de gênero desenvolvidos, severamente criticados por feministas,  não   satisfeitas com o retrato  das  personagens femininas desenvolvido pelo filme.
Em entrevista publicada no  Follha Online  do dia  02/01/09,  por Lucas Neves,  o  diretor Daniel  Filho se pronuncia:
 “Filho, que se considera o cineasta brasileiro de melhor bilheteria na última década, não se abate com as críticas de que seus filmes seriam demasiadamente ligados à estética da TV e pouco afeitos à investigação de linguagem: "Nunca experimentei linguagem na minha vida, não sei exatamente como se faz isso. Gosto do cinema bem narrado, de entender a história que estou vendo. Não gosto de filme de experimentação. Godard, para mim, acabou no primeiro. Não uso o cinema como uma exibição pessoal minha. Uso para montar uma história."
Criticado  ou  amado, é  incontestável   o  alcance dessa  obra, o  filme  cumpri bem seu  papel de  entretenimento e  navega  com  propriedade  pela  águas  do seu  gênero  á comédia,  de  forma  leve  e  divertida.
O filme  é uma  produção da  Total Entertainment com apoio  da Globo Filmes .
Se você ainda não assistiu vale apena conferir .

Referências:
http://www.ancine.gov.br/
http://oca.ancine.gov.br/relatorios.htm

Um comentário: