Analisar a potencialidade do Turismo cinematográfico não é tarefa fácil e um dos filmes que analisei recentemente foi a produção "Austrália" do diretor Baz Luhrman. O filme conta a história de uma aristocrata inglesa que precisa salvar um rebanho de bois na Austrália e ajudar um garotinho a encontrar a família,mas durante o percurso, acaba se apaixonando por um vaqueiro.
Além de uma boa narrativa, o filme não foi feito apenas para apresentar uma história romantica, mas o governo Australiano investiu 130 milhões de dólares na produção, pois tinha como o foco aumentar o número de turistas, para que assim a economia do pais pudesse alavancar.
Assistindo ao filme é possível observar que o intuito dos produtores era de tornar "Australia" um épico, já que, a narrativa mostra uma Austrália frágil diurante a segunda Guerra Mundial, mas que conseguiu se manter poderosa o bastante para se tornar um pais desenvolvido. As imagens espetaculares, e o conjunto de cenários sobre a realidade da natureza australiana impressionam e dão uma grande expressividade sobre uma Austrália revigorante, paisagística, e real.
Porém, o sucesso de arrecadação não foi tão expressivo como o governo e os produtores imaginavam. Nos EUA, onde o público cinematográfico é o maior do mundo, o filme foi um fracasso nas bilheterias e não chamou a atenção dos americanos que continuaram a arrecadar fundos aos filmes nacionais.
Muitos críticos apontaram este fracasso nos EUA como uma amostra de xenofobia, outros acreditam que isso ocorreu pois a narrativa de "austrália" não foi interessante o bastante para causar curiosidade nos espectadores. Mas mesmo com todo o fracasso, pode-se observar que "Australia" foi um filme bem produzido e apresentou o país de maneira saudável, buscando provocar o interesse em futuros turistas com sua abordadem épica e romantica.
Eu não conhecia o filme, Milton. Interessante, vou procurar!
ResponderExcluirei Bárbara...acabei colocando o trailer errado, mas a narrativa é mesmo muito interessante
ResponderExcluir