quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Ditadura Civil-Militar brasileira nas telas de cinema [Thaís Choucair] #3



       Batismo de Sangue (2007), de Helvécio Ratton, conta a história de luta e a repressão sofrida por Frei Tito. É possível aproximá-lo dos outros dois filmes analisados anteriormente (“O que é isso, Companheiro?” e “Lamarca”). O diretor, Helvécio, lutou contra o regime militar, o que pode explicar, em parte, a escolha pela estética realista. As cenas de tortura são fortes, a violência tem grande espaço no filme, mas não da mesma forma que as outras duas produções analisadas na última quinzena que acabei de citar. Ao contrário delas, “Batismo de Sangue” é dramático através do enredo, as cenas são fortes graças à sua significação dentro da narrativa, e não por serem violentas por si só, como acontece naqueles dois filmes. O filme provoca revolta no espectador, o faz querer ir contra aquilo retratado, pois tenta se aproximar da verossimilhança, como um filme documento.



O filme Cabra-Cega (2005), de Toni Venturi, emociona e inspira. A produção aposta em atingir aspectos psicológicos em relação ao período que retrata. Ao assistir, consigo enxergar dois principais. O primeiro, a sensação de prisão que é passada, tanto através do roteiro (um militante, Thiago, que precisa ficar escondido para não ser pego pelo regime) como das escolhas cinematográficas (câmera tremendo, barulhos vindos da rua se repetindo de forma a causar certo desespero, planos fechados, ou seja, com muito zoom, etc.)


O segundo aspecto é mais inspirador: a película não pretende resgatar uma memória fechada, mas sim reviver os sentimentos daqueles que lutaram contra a ditadura; mostrar que esses sentimentos estiveram presentes em diversos momentos da História e, principalmente: eles ainda existem. A vontade de lutar, de forma tão forte que pode chegar a ser inconsequente, não importando nenhuma consequência. Lutar no escuro, mas lutar. 

Um comentário:

  1. Interessantes suas observações com relação a sentimentos e ações que os filmes poderiam suscitar, Thais.

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