sexta-feira, 22 de junho de 2012

A relação entre Jornalismo Participativo e Moda, em especial nos sites de street style [Bruna Martins] #5


Por fim, procurei saber a opinião de um profissional da moda sobre todo o movimento de divulgação da moda em cunho diferente, que analisei durante esse semestre.



Paulo Borges, o entrevistado, começou sua carreira na área nos anos 80, trabalhando na Vogue Brasil com a jornalista Regina Guerreiro, e já no início da década de 1990 produziu vários desfiles para estilistas brasileiros.
Em 1997 fundou o Morumbi Fashion, que mais tarde se tornou o São Paulo Fashion Week, onde agora é diretor artístico.
Além disso, é presidente do Grupo Luminosidade, que atua em marketing estratégico, produção de eventos e conteúdo, com foco em moda, comportamento e cultura.

Eu: Como profissional, o que você acha da importância dos blogs no mundo da moda?
Paulo: Eu acho que essa questão dos blogs é uma evolução natural da moda como comunicação. É uma plataforma nova, uma plataforma de rede, digital, é o papel de comunicação principalmente para os jovens. Não existe uma migração, existe uma abertura. São novos papéis. Eles abrem a oportunidade para quem gosta de produzir, e não só ver.

Eu: E sobre os sites de street style?
Paulo: Eles têm o sentido de dar dinamismo pro olhar da moda. Cada vez mais, moda é o olhar imediato, é o olhar contemporâneo, é o que está acontecendo, é o desejo das pessoas.
A internet ajuda muito quem cria moda a sentir o que está acontecendo e a detectar quais são os desejos das pessoas, quais são os movimentos que estão acontecendo.

Eu: Você acha que essas imagens de estilos próprios, que são cada vez mais divulgadas, influenciam nas criações dos estilistas?
Paulo: Não é uma questão de influenciar, é mais de inspirar. Para alguns estilistas olhar aquela imagem ajuda a inspiração, e para outros não, é só um radar, uma imagem que se faz.

Um comentário:

  1. Que bom que você conseguiu a entrevista. Só não entendi a diferença que ele faz entre influenciar e inspirar. Pra mim é a mesma coisa. E pra você?

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