domingo, 24 de junho de 2012

Duelo de MCs, um termômetro da diversidade [Rodrigo Andrade] #5



Ao visitar o Duelo, realizar as leituras e assistir os vídeos indicados em meu último post, percebi um viés que não conhecia do Duelo de MCs: um indicativo da heterogeneidade da massa urbana de Belo Horizonte. Nos seus quase completos 5 anos de existência, o Duelo firmou-se como o maior centro da cultura de resistência suburbana, e sua singularidade no cenário cultural da cidade, por sua força, democracia e multiplicidade, faz com se encontrem ali pessoas dos mais diversos bairros, das mais variadas culturas e classes. Assim como o tribalismo surgiu decorrente de uma crise de identidade nas grandes metrópoles dos anos 60 e 70, o Duelo de MCs fortaleceu-se por suprir uma determinada busca por particularidades que surge em todas as regiões do planeta, um sentimento de pertencimento, a um lugar, a um grupo. (HALL, 2004, p.7)
Essa aura que formou-se ao redor do movimento fez dele tão popular quanto possível: é feito do povo e para o povo. E assim ele têm se mantido desde agosto de 2007, lutando contra a transformação em produto de massa, o que ocorreu com as culturas de rua em geral, principalmente com o hip hop (algo que é bem visível nos EUA, país de origem do movimento). A autora Rose Mara diz que o hip hop desmembrou-se em mais de 25 gêneros e destes destaca o gangsta rap, que vende milhões de discos por ano: "As letras, em sua maioria, fazem apologia ao sexo, drogas e violência, diferentemente daqui do Brasil, onde a ideologia política e o anonimato dos artistas são características marcantes do hip hop tupiniquim (...) Os temas centrais do hip hopeiros brasileiros são inspirados no cotidiano vivido: a falta de escola, emprego, saúde e lazer." 
Fico satisfeito por ter conseguido reformular minha proposta e por ter escolhido este como um novo objeto de estudo. O Duelo se mostrou a mim ainda mais rico e interessante quando imaginei. Consegui adentrar nesse universo da cultura hip hop e conhecê-la por dentro e a fundo. Infelizmente, não consegui cumprir toda a minha proposta pois não consegui ter acesso ao documentário "Mestres do Viaduto", o que espero conseguir até a minha apresentação final do projeto, afinal o julgo de grande importância pra sua conclusão e para o meu enriquecimento quanto ao Duelo de MCs.




Um comentário:

  1. Rodrigo, legal você buscar estas outras referências, mas penso que você não está desenvolvendo uma observação de algum produto específico, como seria o caso do filme que havia proposto.

    ResponderExcluir