domingo, 3 de junho de 2012

Um Cão Andaluz [Nina Goulart] #2Nina Goulart


http://www.zappinternet.com/video/danPvuMpaX/Un-chien-Andalou-1928
Um Um Cão Andaluz (1928) é um curta-metragem de 16 minutos, da autoria de Luís Buñuel e Salvador Dalí, tido como o maior representante do surrealismo no cinema. É difícil escrever um sinopse para este filme,  ele rompe totalmente com a narrativa tradicional do cinema: as atitudes dos personagens e a ordem das cenas não obedecem à nossa lógica cotidiana, mas à lógica dos sonhos. Nele, as noções de tempo e espaço são constantemente subvertidas, jogando com a expectativa de quem assiste e desafiando sua racionalidade. Enquanto se assiste ao filme a sensação é de confusão e incômodo parece o tempo todo há um empenho em não corresponder às expectativas no espectador e deixá-lo num estado estranhamento. Um empenho muito bem sucedido, posso dizer, pois tive a oportunidade de experimentar a surpresa de qualquer desavisado que vê o filme por acaso, sem se informar a respeito. Sendo assim, meu primeiro contato com a obra em questão não foi exatamente frutífero ou significativo, fiquei bastante perplexa e não fiz grandes esforços para assisti-lo até o final. Foi durante o curso ministrado por Eduardo Peñuela Cañizal, no Palácio das Artes,  que pude começar a entender do que se tratava. A partir das diversas interpretações propostas pelo professor que consegui atribuir algum sentido ao filme, que é o que sempre procuramos fazer com qualquer objeto, independentemente do escopo artístico ou do conteúdo poético – na verdade, talvez estes sejam traços ainda mais convidativos a serem desvendados.  No próximo post compartilharei algumas de minhas impressões acerca do filme.

2 comentários:

  1. Então, Nina, seu post introdutório está bom! Só achei que ficou um pouco curto. Quem sabe incluir uma imagem (frame ou trecho do filme)? Sugestão: tente fazer posts usando os 1500 caracteres, com imagem. Capriche na redação e na formatação do post (sobretudo o posts #4 e #5). Não deixe de aprodundar um pouco nos seus comentários pessoais sobre o filme - o que já se vê nesses posts já publicados. Acho que você vai conseguir chegar ao fim do curso. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Nina, concordo com as dicas da Cris.
    Imagens e até trechos do filme, se você conseguir e/ou quiser, enriqueceriam seu post. Aproveite melhor o espaço que você tem!

    ResponderExcluir